O PAPEL DAS MIDIAS SOCIAIS NA EVANGELIZAÇÃO


Sabemos que hoje, em nossa realidade atual, as mídias sociais como o Facebook, o Twitter e o Tumblr estão em alta no meio da nossa juventude. Sabemos também que os jovens estão dispersos do real caminho que se deve seguir, exatamente por causa das coisas que eles veem nessas redes. Será que é possível usar essas redes para evangelizar? Será que por mais que trabalhemos nas redes sociais para chamar jovens para o caminho de Deus, será que o que, em termos coloquiais, “não presta” está vencendo nossos esforços?

As mídias sociais, principalmente o Facebook, é um lar de piadas infames, de preconceito, de pessoas que acham que conseguem conduzir a própria vida sem a ajuda de nosso Senhor Jesus. O Twitter é um lar de pessoas que estão na ociosidade – em sua grande maioria – cuidando da vida alheia e criticando aquilo que não conhece nem entende. Algumas pessoas defendem essas redes com o pretexto de que têm “amigos”, e que conversam e aprendem coisas novas.

A internet é um meio muito útil que o inimigo de Deus usa para afastar as pessoas do caminho certo, muitas vezes pelo bombardeamento de informações ou por aquele “cliquezinho” naquele site ruim. A questão a ser levantada aqui é a seguinte: estamos entrando em um campo minado pelo inimigo para evangelizar, tendo em vista que somos todos pecadores, nós mesmos que nos proclamamos evangelizadores pela internet somos capazes de resistir ao bombardeio inimigo?

Seria a realidade ideal se pudéssemos converter as pessoas com um simples compartilhamento no Facebook, ou com uma “twittada” no Twitter, mas a realidade não é essa. Muitas vezes somos chamados de loucos, fanáticos, homofóbicos e algumas outras coisas mais pejorativas.

Jesus certa vez pediu aos seus discípulos, no Getsêmani, que orassem para que não entrassem em tentação, em Mateus 26:36-46 conta que Jesus encontrou os discípulos dormindo três vezes. Tendo em vista essa passagem podemos tirar de lição que se não estivermos em constante oração com Deus cairemos em tentação e pecaremos, e com a internet não é diferente. As vezes um clique inocente ou que, a primeira vista, é inocente pode se tornar um grande erro, pois quando estamos na frente do computador nosso cérebro fica focado naquilo que estamos fazendo, algumas pessoas nem piscam. Nessa hora é que o inimigo age, com coisas pequenas que vão crescendo e virando coisas terríveis.

Não se esqueça, se conversarmos com o pecado nós cairemos nele, pois o inimigo é astuto e conhece coisas muito mais do que você!

Devemos sim utilizar as mídias para evangelizar, pois é um meio de comunicação rápido e de fácil acesso, mas, com a máxima cautela.