Arrogância, críticas sem resultado, hipocrisia, falsidade, intolerância e lançar pedras sem se preocupar com o que o alvo das críticas irá pensar ou sentir, esse tem sido o caráter dos cristãos que se colocam sobre a estandarte de Satanás e fazem propaganda do "os crentes são os piores." Isto atrapalha imensamente a pregação do evangelho. Isto é o que podemos chamar de evangelho sujo, ao invés de genuíno. Várias vezes cheguei a duvidar da autenticidade do evangelho propagado pelos adventistas, pois não consegui ver nitidamente o poder transformador atuar naqueles que professam a verdadeira fé. A conclusão que cheguei foi a mesma que o pastor Josias expôs na semana de oração Jovem: "somos um povo com muitas doutrinas e diversos conceitos que abrangem inúmeras áreas, desde comportamento humano até saúde, mas os de fora nada vêem na gente senão a teoria, nada de prática." Certa vez eu vi o pastor Eliezer dizendo: "Os evangélicos dizem que não temos o Espírito Santo, mas eu digo a vocês que somos cheios do Espírito Santo!" essa frase, infelizmente não abrange a todos inscritos no livro da igreja. Estamos carentes do Espírito. Carecemos do evangelho da graça e da verdade, e precisamos mais que Babilônia da misericórdia do Pai. Ausência do Espírito Santo é o estado atual da igreja, do contrário, não precisaríamos de uma urgente chuva do Espírito Santo, a tão proclamada chuva serôdia que vem em resultado do reavivamento & reforma. Não generalizo todos da igreja, mas precisamos ser realistas e coerentes, a igreja é rica em doutrina, mas em prática é quase nula, e falo isso PARA MIM, para os demais jovens, e inquestionavelmente PARA OS PAIS DOS JOVENS. Houvessem vocês vivenciado o verdadeiro evangelho de água e de espírito, seus filhos jamais estariam descuidadosos em relação às coisas eternas.
Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra. Sal. 119:9.
Mas sem rodeios: tudo isto é nossa prisão; É a nossa ausência do Espírito que nos prende à uma frieza imensa que varre a terra sem igual. Nossa arrogância e ego, nosso senso crítico infrutífero (que não gera resultados), o que precisamos fazer para sermos libertos da prisão? "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!" (João 8:32) Assim anuncia o famoso verso bíblico, "santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade," (João 17:17) A palavra de Deus é a verdade, assim poderemos alcançar liberdade! Santificar na verdade não significa ler a verdade, mas praticar a verdade no dia a dia.
O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos disse são espírito e vida. João 6:63.
Diz a irmã White: A Palavra de Deus é um averiguador do caráter, um provador de motivos. Temos de ler esta Palavra com o coração e a mente abertos para receberem as impressões que Deus quer dar. Não devemos pensar que a leitura da Palavra efetue aquilo que unicamente Aquele que por ela é revelado - o que Se acha por trás da Palavra - pode efetuar. Alguns estão em risco de se apressarem a tirar a conclusão de que, por se manterem firmes às doutrinas da verdade, acham-se realmente de posse das bênçãos que estas doutrinas declaram sobrevir ao receberem a verdade. Muitos mantêm a verdade no pátio exterior. Seus sagrados princípios não exercem influência controladora sobre as palavras, os pensamentos, as ações. Review and Herald, 1º de outubro de 1901.
Meditação na Palavra e citação do Está Escrito! Eis o objeto para remediar a prisão.
Autor: Joelder Gomes