Conheça 'São' Juan S. Pereyra

Como em outras repúblicas sul-americanas, o primeiros missionários adventistas a chegar à Bolívia foram os colportores. Juan S. Pereyra, ex-colportor presbiteriano chileno, vendeu os livros Patriarcas e Profetas e Caminho a Cristo em 1897. Preso e condenado à morte pela influência do clero católico romano, ele escapou da sentença pela ajuda de um juiz amigo que se tornou guardador do sábado, após comprar os livros vendidos por Pereyra.

Edward W. Thomann e sua esposa Flora foram enviados à Bolívia, em 1907, para dirigir o trabalho ali. Dois anos depois, Ferdinand Stahl e sua esposa Ana deram início à obra médica entre a população indígena. Em 1911, eles se mudaram para o Peru, onde gastaram grande parte da vida. No dia 7 de agosto de 1912, Rosa N. Doering tornou-se a primeira boliviana a ser batizada. Desde então, o trabalho missionário progrediu muito.

O doutor H. E. Butka, Harry T. Pitman, Elmer Bottsford e outros estão envolvidos na obra médica da Bolívia há muitos anos.

Um sólido sistema educacional foi desenvolvido ao longo dos anos, que inclui muitas escolas de ensino fundamental e, em 1991, foi fundada a Universidade Adventista da Bolívia, localizada em Vinto, Cochabamba.

Na mesma cidade está o Centro de Comunicação Novo Tempo (Centro de Comunicaciones Nuevo Tiempo), que opera uma estação de rádio, TV e escola bíblica por correspondência.

Hoje há 172 mil adventistas na Bolívia!

Nenhum comentário: