Informativo 278 de 12 de Maio de 2012


7 comentários:

Anônimo disse...

Penso que este é o último comentário que posto neste blog, e penso também que seja para a alegria de todos. A parte que toca ao Testemunho pessoal deste Boletim Informativo, citando o profeta Isaías 43:10, me faz lembrar dos meus quase 20 anos como membro desta organização. Quando em exercício de algum cargo na mesma, quantas vezes tive que alterar sermões enviados pelas associações e seus departamentais, para tentar aliviar o máximo possível, erros teológicos que na prática são totalmente contrários as palavras da bíblia. E isso dentro das coisas que eu podia enxergar e tinha certeza. As demais que eram muito duvidosas devido as versões e a falta de conhecimento da história eclesiástica e os concílios cristãos, eu guardava em meu coração, esperando no meu Deus e meu pai, que um dia chegaria à compreensão de tantos e tamanhos desvios doutrinários da fé que fora dada de uma vez por todas aos santos. Na questão do trabalho missionário, não era nada diferente. Em breve, julgo eu, vou estar aquém do alcance da internet. Mas pode ser que as coisas se reconfigurem de modo a permanecer mais ou menos como estão. Deus o sabe. Enfim, voltando ao assunto, eu introduzia as mudanças chamando a atenção das pessoas mesmo nas lições da ES, para o que está na Bíblia e é passível de aceitação dentro do contexto do Evangelho Eterno. E infelizmente, descobri que o IDE que tanto apregoam a liderança desta empresa religiosa, nada mais é do que um chamado para enaltecer a entidade perante as nações e o poder eclesiástico centralizado nas coalizões cristãs pelo mundo afora, principalmente Europa e USA. Se fosse o contrário, não haveriam introduzido de forma vergonhosa e desonrosa tantas heresias dogmáticas a partir da doutrina trinitariana no seio desta denominação. Aprendi há muitos anos atrás trabalhando com um ex pastor da obra, que o que chamamos de igreja, nada mais é do que uma entidade devidamente registrada para "fins religiosos" que funciona através de uma empresa administrativa a qual se divide em muitos braços administrativos como as associações, uniões, divisões e por fim tendo como comando central a CG. Na verdade pelo que podemos ver é uma administração oligárquica. O poder é centralizado, não na cabeça da ekklésia, que é o cristo, mas nas mãos de administradores fascistas que observam uma administração totalitária onde todas as votações, eleições e "chamados" atendem a demanda da administração prescrita pela vontade dos que estão mais altos na hierarquia desta empresa. Acham que isto é um absurdo? Perguntem aos seus filhos que estudam no ensino médio o que eles tem aprendido sobre regimes políticos e governos na história do mundo e comparem com a forma de administração de uma chamada forma de governo democrático praticada nesta denominação. Olhem os que são votados e eleitos para representar a "massa", ou seja a congregação local nas eleições dos departamentais e assim por diante, cada vez mais alto na hierarquia denominacional. Duvido, e citando um caipira que conhecemos quando viemos para o norte pioneiro deste estado, "dou minha cara a tapa e minha bunda a chute" se nunca ninguém percebeu como são feitas manobras na hora da escolha dos chamados líderes congregacionais, ou os chamados "oficiais para o próximo ano"; os que dirigem ES, GJ, MM e assim por diante. Geralmente são os menos conscientes e mais fáceis portanto, de serem manobrados segundo queiram.(Continua)

Anônimo disse...

São os que mais estão de acordo com as determinações e ambições da entidade, menosprezando ou tratando com muito cuidado os pensantes e os que ainda exercem a capacidade de reflexão sobre tudo o que vêem, lêem e ouvem na denominação, de acordo com sua capacidade de liderança, pois estes representam um grande "perigo" para o bem e a "união" das ovelhas. Estes são aptos a serem usados pelo espírito de Deus, segundo a promessa de seu filho, e se isso acontece, é um horror só. Aquele que deveria ser a cabeça, começa a ter sua voz ouvida no meio da congreção, e aí é criado todo um desconforto e sérios trantornos para a empresa administrativa que governa com mão-de-ferro o rebanho de Deus. Eu exorto e faço um apelo diante de Deus a quem sirvo no meu espírito, que olhem para o contexto do qual é retirado este verso do livro das palavras do profeta Isaías, e olhem a volta de vocês, se é que ainda há alguém que possa enxergar e julguem com retidão as minhas considerações sobre estes assuntos. Se for da vontade de Deus posso voltar a escrever e postar comentários. Mas bem sabe ele o quanto preciso de um pouco de descanso de certas coisas, descanso físico e mental para poder recuperar minhas forças. Muito embora eu abomine os homens por causa de suas práticas pervertidas e falta de nobreza de caráter e deteste este mundo mal com o pecado dominando tudo e todos constantemente, e já tenha sentido por vezes sem conta vontade de "chutar o balde" e deixar a "casa cair", devo isto ao meu Deus e aos meus irmãos de fé; os de fé verdadeira que estão entre vocês. Ou alguém considera ser proveitoso e confortável se colocar de frente contra toda uma instituição hierarquisada? Pergunte aos que de algum modo estão mais ou menos passando por isto ao longo de sua carreira cristã. De fato das duas uma: ou o sujeito é um louco de "carteirinha", ou está tão indignado e irado contra toda esta sujeira gerada pelos que depois de beberem do manancial ainda pisa com os pés o que sobra deixando lama e sujeira para as pobres ovelhas. Foi assim que me senti, quando aos meus jovens 19 anos de idade, julguei ser proveitoso engajar na luta sindical, ao ver os demandos empresariais cometidos contra a classe operária. Foi lá que comecei a ver de perto o que é a hipocrisia que domina severamente tanto nos meios sindicais quanto políticos, e depois no seio da cristandade. Já de início, ao enxergar tanta sujeira, supliquei ao meu Deus que nunca permitisse que eu desistisse, ainda que fosse considerada indigna algum dia, por amor à verdade, de permanecer dentro de uma congregação formal. Tudo o que ouço hoje são afirmações e perguntas do tipo: Você não vai a nenhuma igreja? Apostatou mesmo. É isso o que acontece quando se está fora do barco. Se Jesus voltar você está perdida, porque está fora da igreja. Que igreja, eu pergunto? A empresa administrativa que segue os cursos deste mundo? Pois eu bem sei que o meu nome está escrito no livro da vida do cordeiro. E que minha salvação depende da fé no nome do filho de Deus e em seu sacrifício pelos meus pecados. Salvação pela "igreja" (entenda-se instituição) é dogma da ICAR. E "ONDE estiverem 2 ou 3 reunidos EM MEU NOME, ali estou no meio deles." ESTÁ ESCRITO. Sirleide da Rocha.

Anônimo disse...

é impossível permanecer sem fazer nenhum cometário diante de tantas palavras formais colocadas de forma a levar as pessoas a acharem que é o assunto é tão grave quanto parece...
Em primeiro lugar, tanta indignação assim com a ordem hierárquica e corporativa da igreja mostra alguém insubordinado, ou seja, alguém que não aceita que outros determinem como sua vida, seus atos devem seguir... na Bíblia temos estas ordens diretas de Deus: os 10 mandamentos. Se não aceita as ordens hierárquicas dos homens, menos ainda aceitará as ordens de Deus.
Em segundo lugar, veja este fragmento do texto escrito no comentário anterior: " diante de Deus a quem sirvo no meu espírito".. Afirma que serve Deus no espírito, colocando o espírito como algo fora de si, algo a parte.. já dando a entender que há espiritismo no ar...

terceiro: a salvação não é pela igreja, e a IASD não prega isso... a salvação está em Jesus... O batismo faz parte da salvação "quem crer e for batizado, será salvo"... e quando você se batiza e crê e pratica os mandamentos de Deus, aí sim você está mais perto de obter a graça salvadora de Jesus, e me desculpe demais denominações... a comunidade, a igreja, a organização, a "empresa", a aglomeração de pessoas (ou o nome que você preferir) que chega mais perto do cumprimento de quase todos os ensinamentos bíblicos é a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Não é perfeita, mas tenta ao maximo chegar perto disso.

Em relação à tão criticada hierarquia... se não tiver ela, se não tiver quem coloque ordem e respeito, vira bagunça, vira o Israel idólatra.. ou a atual Roma ICAR... a verdade é que o FOCO DE NOSSA ATENÇÃO É O CÉU, É DEUS... PERDER TEMPO ESCREVENDO COMENTÁRIOS COMO ESTE ANTERIOR É NO MÍNIMO, EGOÍSMO... EGOÍSMO DE UMA PESSOA QUE QUER A ATENÇÃO PRA ELA E SE FAZ DE VÍTIMA... POR FAVOR COLEGA... SE PONHA NO SEU LUGAR E DEIXE DE PERDER TEMPO COM ESSAS PREOCUPAÇÕES... USE ESTA ENERGIA P/ PREGAR O EVANGELHO DE JESUS A TODOS... QUE SERÁ DE MAIOR PROVEITO SUAS PALAVRAS.

Anônimo disse...

Primeiramente creio que eu nem deveria responder a este comentário, pois você nem tem coragem de assinar o que escreve. Mas visto que você desconhece a Bíblia e portanto aquele que a inspirou, e tendo em vista que a maioria das pessoas tendo a mente já abarrotada de frases feitas ao longo dos anos, já estão programadas para entender as coisas que ouvem e lêem segundo a mentalidade da instituição ( Por isto que eu gosto desta frase: "Em geral o homem crê somente por ouvir discursos. Deveria, porém, raciocinar um pouco." Goethe) Oro ao pai, para que a defesa do que escrevi anteriormente tenha algum efeito positivo para alguém que ler estes comentários. Minha indignação não é contra uma hierarquia se esta fosse justa e justificável. Ademais, a mesma acusação deve ter sido lançada contra Jesus e seus discípulos visto que eles eram um bando de insubordinados à religião e ensinamentos dos judeus em sua época. Segundo a hierarquia prevalecente, Jesus e seus seguidores não tinham direito algum, segundo as autoridades relegiosas da época, de ensinar e fazer o que faziam. Contrapondo os mandamentos e preceitos de homens ensinados por tais autoridades, e olha que estamos falando de pessoas encarregadas do serviço religioso todos prescritos por Deus, tanto o que era realizado no templo quanto aqueles que prestavam tais serviços. Sendo assim, é muito vago, você seja lá quem for, me chamar de insubordinada. Já que você menciona os 10 mandamentos, eu aprendi sobre o sábado quando não entendia nada de religião e nem sabia que existia alguma denominação que o fizesse, tomando então diante de Deus e do pastor da minha congregação na época, uma igreja pentecostal, a decisão de guardar o sábado, entre outras coisas. E isto porque eu estava começando a ler a bíblia. E como temos o perfeito exemplo de Pedro, mais vale obedecer a Deus do que aos homens, é melhor ser insubordinada em relação aos homens do que a Deus, visto que é à ele que havemos de prestar contas de nossa vida neste mundo. Mas chega a ser patético, que na ocasião em que conheci a IASD, meu testemunho era precioso aos ouvidos de todos, depois que eu comecei a agir da mesma forma com esta denominação, comecei a ser vista como rebelde e insubordinada. Por isto tenho bom testemunho diante do pai e de seus anjos que sou subordinada à ele seja em que lugar eu estiver. Quanto a haver espiritismo no ar...Valha-me Deus, pois chego a ficar estarrecida com tanta ignorância bíblica. Vejamos então se a sua acusação procede. "Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, MAS PRESENTE NO ESPÍRITO, já julguei, como se estivesse presente, aquele que cometeu este ultraje. Em nome de nosso Senhor Jesus, CONGREGADOS VÓS E O MEU ESPÍRITO, pelo poder de nosso Senhor Jesus, " I Cor 5:3-4. Ainda: "Pois, embora AUSENTE QUANTO AO CORPO, contudo,EM ESPÍRITO ESTOU CONVOSCO, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo." Col 2:5. Pergunta: Acaso Paulo era espírita? (continua)

Anônimo disse...

Primeiramente creio que eu nem deveria responder a este comentário, pois você nem tem coragem de assinar o que escreve. Mas visto que você desconhece a Bíblia e portanto aquele que a inspirou, e tendo em vista que a maioria das pessoas tendo a mente já abarrotada de frases feitas ao longo dos anos, já estão programadas para entender as coisas que ouvem e lêem segundo a mentalidade da instituição ( Por isto que eu gosto desta frase: "Em geral o homem crê somente por ouvir discursos. Deveria, porém, raciocinar um pouco." Goethe) Oro ao pai, para que a defesa do que escrevi anteriormente tenha algum efeito positivo para alguém que ler estes comentários. Minha indignação não é contra uma hierarquia se esta fosse justa e justificável. Ademais, a mesma acusação deve ter sido lançada contra Jesus e seus discípulos visto que eles eram um bando de insubordinados à religião e ensinamentos dos judeus em sua época. Segundo a hierarquia prevalecente, Jesus e seus seguidores não tinham direito algum, segundo as autoridades relegiosas da época, de ensinar e fazer o que faziam. Contrapondo os mandamentos e preceitos de homens ensinados por tais autoridades, e olha que estamos falando de pessoas encarregadas do serviço religioso todos prescritos por Deus, tanto o que era realizado no templo quanto aqueles que prestavam tais serviços. Sendo assim, é muito vago, você seja lá quem for, me chamar de insubordinada. Já que você menciona os 10 mandamentos, eu aprendi sobre o sábado quando não entendia nada de religião e nem sabia que existia alguma denominação que o fizesse, tomando então diante de Deus e do pastor da minha congregação na época, uma igreja pentecostal, a decisão de guardar o sábado, entre outras coisas. E isto porque eu estava começando a ler a bíblia. E como temos o perfeito exemplo de Pedro, mais vale obedecer a Deus do que aos homens, é melhor ser insubordinada em relação aos homens do que a Deus, visto que é à ele que havemos de prestar contas de nossa vida neste mundo. Mas chega a ser patético, que na ocasião em que conheci a IASD, meu testemunho era precioso aos ouvidos de todos, depois que eu comecei a agir da mesma forma com esta denominação, comecei a ser vista como rebelde e insubordinada. Por isto tenho bom testemunho diante do pai e de seus anjos que sou subordinada à ele seja em que lugar eu estiver. Quanto a haver espiritismo no ar...Valha-me Deus, pois chego a ficar estarrecida com tanta ignorância bíblica. Vejamos então se a sua acusação procede. "Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, MAS PRESENTE NO ESPÍRITO, já julguei, como se estivesse presente, aquele que cometeu este ultraje. Em nome de nosso Senhor Jesus, CONGREGADOS VÓS E O MEU ESPÍRITO, pelo poder de nosso Senhor Jesus, " I Cor 5:3-4. Ainda: "Pois, embora AUSENTE QUANTO AO CORPO, contudo,EM ESPÍRITO ESTOU CONVOSCO, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo." Col 2:5. Pergunta: Acaso Paulo era espírita? (continua)

Anônimo disse...

"Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo SEJA COM O ESPÍRITO DE VOCÊS. Amém. " Gál 6:18. Ou: "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. " João 4:24. Pergunta: Deus também é espírita? AH, a IASD não prega isto? Vejamos: "Deus tem sobre a Terra uma igreja que é Seu povo escolhido, que, guarda os Seus mandamentos. Ele está conduzindo, não ramificações extraviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo. " " Não há necessidade de se ter dúvida, de se estar temeroso de que a tarefa não seja bem sucedida. Deus está no comando da obra, e Ele porá tudo em ordem. Se as coisas precisam ajustar-se à direção da obra, Deus cuidará disso, e fará que todo mal se torne um bem. Creiamos que Deus está conduzindo o nobre NAVIO que leva Seu POVO ao porto seguro." Maranata! - Meditação matinal Pg 127, Parags 3 e 4. "Todos os que crerem devem ser congregados numa única igreja." Atos dos apóstolos Pg 28 1º parág. " Fraca e defeituosa como possa parecer, a igreja é o único objeto sobre que Deus concede em sentido especial Sua suprema atenção. É o cenário de Sua graça, na qual Se deleita em revelar Seu poder de transformar corações. " IDEM Pg 12, 2º parág. Os dois primeiros textos dão a entender que se não houver uma organização denominacional, não haverá um povo. E além disso a expressão "navio" para definir a igreja, e povo para definir membros diferenciando um do outro, fica claro que povo é diferente de igreja. Além do mais, estes textos são utilizados de modo a se entender que esta única igreja é uma corporação que só pode existir a partir de sua liderança mor, ou seus administradores. Esta dicotomia entre igreja e membros é que tem causado este grande mal à mente e ao espírito do povo de Deus nesta Terra, levando as pessoas a temer e reverenciar o homem ao invés de seu criador e salvador. Agora, como este foi o modelo escolhido por pessoas que a princípio nem queriam uma igreja institucional? Não deveriam antes ter escolhido o modelo congregacional, não subordinado a um comando centralizado, mas interligadas entre si, pela mesma crença, onde quem promovia a unidade dos crentes era a ação do espírito de Deus? Ali havia uma hierarquia justa e santa, não uma que governa com mão de ferro sobre o rebanho, esta é a igreja de Atos. Seus líderes eram homens que serviam ao evangelho e velavam pelo rebanho, cada pastor ou bispo cuidando de sua congregação, enquanto outros atuavam como missionários para propagar a mensagem. Aliás ramificação também é entendido como dividir mas no sentido de propagar, esparramar,de espalhar ou difundir uma mensagem. Esta hierarquia denominacional da qual você diz que eu sou uma insubordinada, não existe na bíblia. Tudo isto faz com que ouçamos estas bobagens de que quem não estiver dentro do barco, ou da igreja, no sentido de denominação, está perdido, e que fora da igreja não há salvação. Agora me diz se isto não é o mesmo dogma da ICAR, de que fora da igreja, ou seja da ICAR, não há salvação? Por isto que no Concílio Vaticano Segundo, reza que se você é batizado na doutrina trinitariana você é um católico, segundo o chamado credo de Atanázio, que só vai ser salvo quem crer na fé católica, ou seja, a doutrina trinitariana. E caso você não saiba a ICAR é a igreja mais hierarquizada que há na face da Terra, e o comando central, o papa, tem sua declaração ex catedra como lei irrevogável. Lá também existe toda uma manobra política para se chegar ao fim desejado. Não sou sua colega, quem usa este termo são os bichas (conheço estes termos da minha época, não os politicamente corretos atuais) e as vadias; e olha que eu cresci em sampa e era cercada de amizades destes gêneros. Deveria ser sua irmã em cristo, mas vejo pelas suas palavras vazias que isto também me parece ser um tanto quanto difícil. Penso que teria sido melhor você não ter feito nenhum comentário sobre o que eu disse anteriormente. Ou não. Tudo tem seu proveito. Sirleide da Rocha.

Anônimo disse...

sou recém batizado na igreja e ex-católico.. falar que eu desconheço a Biblia é julgar, e isto não é de seu mérito... conheço um pouco e tenho muito ainda que ler. como sou novo na igreja, não tenho frases formadas e não sou programado p/ entender nada do jeito que ninguém manda.
A igreja tem suas ordens, hierarquias, regras, mandos e desmandos... mas não estou na iasd agora por causa disso... não vou em igreja pq é obrigado a ir devido às ordens da igreja. Vou porque gosto, me sinto bem, bem por saber que Deus alí está, pq alí posso adorar a Deus e agradecer por tudo. É lá também o local onde encontro com amigos, pessoas que compartilham de uma mesma fé, onde temos apoio para fazer a missão que é evangelizar... Não me preocupo se os líderes têm objetivos diferentes, se fazem coisas erradas ou sei lá oq... afinal, são humanos e pecadores. Não me preocupo com eles, mas sim, com outras pessoas que estão pelo mundo, longe de Deus e de seu amor... não significa que são pessoas de fora da igreja, mas sim, pessoas de fora do conhecimento do amor de Deus, pessoas que até mesmo dentro da igreja estão mais longe de Deus doq se estivessem fora...
sou novo de idade, tenho muito que aprender, estou crescendo em meu aprendizado. Quanto ao tema espírita... joguei isso só pra te forçar a responder isso que respondeu, pois são versos como estes que o inimigo usa para que as pessoas entendam errado... pessoas ignorantes de conhecimento. Portanto, cuidado ao usar estes termos. Eu sei muito bem o que vc quis dizer... e está certa no que disse. Quanto ao modelo de organização da igreja, não vou discutir pois na minha opinião, para o contexto atual, se não for exigida a ordem, eu creio que não sobraria pessoas na igreja, visto a natureza pecaminosa dos homens. Reverenciar alguém só pq é um departamental, ou lider de alguma coisa, é atitude de pessoas ignorantes.
Quando era católico, mal me interessava em saber oq o papa, bispo ou padre mandava ou falava... pq só Deus tem autoridade para tal.. tudo vai de cada pessoa.

Deus sabe oq tem no coração de cada homem, sabe oq cada um pensa, sabe o conhecimento que cada um recebeu, e julgará cada um por seus atos...

Portanto volto a falar, o foco deve ser o evangelho, deve ser cada pessoa, ensinar cada um, pois aí sim, poderemos mudar algo na igreja.. pois apagar fogo por cima não é bom... o melhor é apagá-lo na base... mudar as bases... para que todos possam ter este mesmo pensamento e fazer as mudanças necessárias em quem precisa.

E quanto ao termo "colega", o dicionário Michaelis traz a seguinte definição: "1 Pessoa que, em relação a outra, pertence à mesma comunidade, corporação, profissão etc. 2 Cada um dos que exercem a mesma profissão, ou têm as mesmas funções. 3 Companheiro de estudos na mesma escola ou na mesma turma escolar. 4 1. Companheiro na mesma coletividade, profissão ou funções, em especial na classe civil e eclesiástica." Usei-o para dizer que nós temos a mesma função, a mesma missão: pregar o evangelho... Mas cada um atribui o significado q quiser... é só ter bom senso... E outro detalhe: cuidado com sua humildade... parece estar em acabando... Outro ponto: percebe-se que você tem muito conhecimento e recebeu "muita luz" a respeito destes assuntos... veja que a quem mais for dado, mais será cobrado. E a pergunta mais intrigante: o que tem haver estes seus comentários com o post do pessoal do Jd. Alvorada? É um informativo de anuncios semanais... oq tem haver com tudo isso que vc disse? O pessoal de lá deve tá fazendo a mesma pergunta... aliás, um dia que puder vou conhecer esta igreja do Alvorada pessoalmente... dizem que é uma igreja bem animada e unida... e foi bom eu ter feito este comentário, é bom pra ir treinando a mente e aprendendo mais sobre os diversos temas polêmicos e divergentes que existem na igreja. Obrigado.