Deve o cristão fumar?

Existem vários dados publicados em diversas pesquisas afirmando algo em comum; o índice do número de infartos entre os jovens cresce cada vez mais, recentemente, o diretor da empresa irlandesa causou polêmica na União Européia por ter colocado um anúncio de emprego que dizia: "fumantes não precisam enviar currículos." Ele alegava que, ao contratar "profissionais" fumantes, a empresa correria risco acerca de sua própria saúde financeira, já que esses "profissionais" faltam mais ao trabalho por doenças menores e apresentam altos riscos de sofrerem doenças crônicas.

Mas enfim, deve o cristão ? bom, tirando a parte de que as empresas modernas (um pouco avante de nossa era contemporânea) ao que tudo indica não aceitarão tais profissionais fumantes pelos motivos já citados, existem razões bíblicas, quão bom é a palavra de Deus já ter-nos avisados sobre tais vícios maléficos e agressivos para o templo do Espírito Santo. A bíblia diz que o homem sem Deus, imerso no pecado, é cegado pelo deus deste século (2 Co 4:4) e, assim, não vê a realidade da vida, deve ser por isso que muitos fumantes não admitem seu erro, e assim sendo, cai cada vez mais no terreno do inimigo, basicamente isso resultará na sua perdição, porque o Espírito expressamente diz: "O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável" (Pv 28:9). Pedro falou sobre alguns escarnecedores que deliberadamente esqueceram dos fatos da palavra de Deus (2 Pe 3:5). Algumas pessoas preferem as trevas sobre a luz. O pior tipo de ignorância é a ignorância voluntária!

O Que diz a Bíblia?

“. ., purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade em temor de Deus.” (2 Co 7:1)
Quando tornamos verdadeiros cristãos autênticos e genuínos, por amor Aquele que nos salvou, purificamos nossa mente de toda a imundície do corpo pecaminoso e da vontade de praticar o mal, assim podemos aperfeiçoar a nossa vida em prol do trabalho a Deus, tudo isso deve ser feito por amor a Ele, e cuidar do nosso corpo é uma demonstração disso.
“. . .Consequentemente, eu vos suplico, irmãos, pelas compaixões de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo [e] aceitável a Deus. . .” (Rm 12:1)
O fato de que devemos oferecer nosso corpo como sacrifício SANTO E ACEITÁVEL A DEUS está implícito e explícito no texto acima, logo, deve-se sim cuidar bem do nosso corpo, e algo que vai esclarecer melhor isso será os textos seguintes:
Vigiai sobre o vosso corpo e cada um de vós saiba possuir o seu "vaso" em santificação e honra, não na paixão de concupiscências como os gentios, que não conhecem a Deus, mas na santa vontade de Deus, abstendo-vos de tudo o que é do mal, até mesmo das suas aparências (I Ts 4:3-7; 5:22)

Os gentios ali são os desinformados, que não conhecem com exatidão o que é lícito, e portanto, não tem culpa por fazer coisas erradas, Deus leva isso em conta, pois o abominável é "aquele que desvia o seu ouvido..." Mas é nós, os Adventistas? acaso não somos nós que alegamos tão convictos que conhecemos e somos os encarregados e levar a verdade em seu todo? não somos nós os anjos de Apocalipse 14? que possuímos a missão de levar as três mensagens angélicas a toda nação, tribo língua e povo?
"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).

Paulo escreveu em 1 Ts 5.23: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". Nós que sabemos que sua vinda está próxima (Ap 1:7) devemos ser coerentes no que levamos, e santificarmos nosso todo, pois "Eis que ele vem..."
"Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Ef 5.1, 2).
Para nós que sabemos que devemos por coerência (já que aceitamos o selo do Deus vivo) imitar o caráter de Cristo, certamente que o conhecemos, pois ele mesmo diz: "Aquele que diz que me ama, mas não guarda os meus mandamentos É MENTIROSO..." Então como Cristo viveu, devemos nós viver! ou seja, em toda a circunstância existente, antes importa obedecer a Deus do que aos homens. Quando Cristo esteve na terra foi submisso ao Pai, para dar-nos exemplo vivo e perfeito de sua imaculada vida continuamente em santificação, então devemos fugir das obras da carne (Gl 5.19-21).

Por: Joelder

2 comentários:

lucineia disse...

Parabéns pelo artigo, bastante esclarecedor. Continue sendo este jovem de valor!!

Joelder A. G. Zakowski disse...

Valeu Lucineia;

Apenas estou fazendo a minha obrigação como adventista, muitos jovens "adventistas" pensam que só o simples fato de serem "conhecedores" dos testemunhos é motivo para serem nomeados o "povo de Deus."

Tão enganados estão que não reconhecem, na verdade, demasiadamente enganados estão, e pobres, cegos e nús. (Ler Apocalipse 3: 14-22)

O povo de Deus não é um simpples fiel de uma organização, é sim os que "guardam os mandamentos de Deus e mantem o testemunho de Jesus [Espírito de Profecia]" (Apocalipe 12:17 e 19:10) Portanto, a responsabilidade é grande, devemos em verdade propagar a mensagem dos três anjos. (Apocalipse 14: 6-12)

Feliz Natal a todos, e obrigado pela atenção para com o artigo.