A herança dos mansos

Um lindo artigo de uma revista, escrito por um pastor, me chamou a atenção. Trata-se de um episódio em que o autor assistia a uma cena onde ocorria uma série de agressões verbais de um motorista contra outro. Embora ele não tenha testemunhado como tudo iniciou, outras pessoas lhe disseram que o sujeito que estava errado era justamente o que estava esbravejando, ameaçando e xingando o condutor ao lado.

Um fato interessante é que o agredido permanecia quieto e com muita paciência observava aquele que o agredia, sendo isso admirável pelas pessoas ao seu redor. Outra coisa interessante é que o homem calmo expunha colado no vidro do carro um adesivo escrito “Deus é fiel”.

O cristão e autor da reportagem, que observava toda essa cena se afastou pensando na relevância de alguém confiar profundamente na fidelidade de Deus e convergiu seus pensamentos nas palavras de Jesus: “Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”.

Ele segue destacando que, os princípios de Cristo, são uma decepção para os que de alguma forma defendem a violência e que para os pacíficos serve como um chacoalhão. Segundo ele, para quem vive o Cristianismo, ser manso não significa ser covarde, vacilante, ou fraco e sim uma força tornada gentil, afinal Jesus era manso e humilde de coração, porém havia aço na sua estrutura moral, bem como raios e trovões no seu zelo, basta analisar a ocasião em que lançou mão do chicote para expulsar os vendilhões do templo.

Desta forma ele afirma que a mansidão é uma atitude interna de quem é faminto de Deus e da sua justiça, e que um genuíno seguidor da cruz não vive egoisticamente cuidando de si mesmo, não se envergonha de sua aparente debilidade e simplesmente descansa no Senhor. Não se deve confundir a mansidão segundo o evangelho com fraqueza, porque aquele que tem a fé inabalável e firmada em Deus, estando convicto que ninguém pode lhe causar nenhum dano só pode ser uma pessoa muito forte.

Mas como ser manso desta forma? O autor responde que isso não depende de esforço humano unicamente, pois não é meramente ser gentil para se evitar desentendimentos, uma vez que não se trata de uma qualidade natural. Essa mansidão somente pode ser produzida através de uma relação pessoal com o Espírito Santo, pois somente ele pode nos ensinar.

Embora haja um ditado famoso em que se afirma que o mundo é dos mais espertos, dos mais truculentos, poderosos e violentos, Jesus diz; “os mansos herdarão a Terra”. E mais ainda em Apocalipse Jesus promete: “Aos que conseguirem a vitória e continuarem até o fim a fazer a minha vontade eu darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las...”

Sendo assim, o autor chega a conclusão de que os mansos não conquistarão a Terra à força, mas que eles hão de herdá-la das mãos do Pai celestial, porque Deus é fiel.


baseado no texto de: Robson Brito - Revista Mídia & Saúde/ Setembro de 2010

Por: Lucinéia Costa


Nenhum comentário: