CURIOSIDADES


Surpresas da natureza


E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem sementes e arvores frutíferas que dêem frutos segundo a sua espécie, cuja a semente esteja nele sobre a terra. E assim se fez. (Gênesis 1: 11)



Os fungos são maravilhosos. Algumas espécies são utilizadas na alimentação humana (nem por todos é claro), não se configurando portanto como sendo venenosos; são os botões, portobellos, shitakes, ostras, cogumelos, cantarelos e muito mais, incluindo a trufa (a verdadeira, produzida pela própria natureza, sendo possível seu consumo entre uma clientela elitizada). Os fungos também são essenciais no processo de fabricação de muitos alimentos como o queijo, o pão entre outros e também algumas bebidas fermentadas como a cerveja e o vinho. Se não fosse bastante impressionante esse objeto de estudo, o qual não se classifica como planta e nem como animal, segundo a biologia, o mesmo é indispensável para a medicina, uma vez que há espécies que produzem penicilina, servindo também de base para outros antibióticos.



Há um lado estranho ao mundo fungos - na verdade, um arco-íris de estranheza.
Cogumelos, você pode pensar, são castanhos ou brancos, certo?
Mas os fungos também podem ser espetacularmente coloridos:
oWaxcap Parrot é tão verde como a grama, o
Crimson Waxy Capé sol carmesim,
e os Slimy Spike-tampão
é mesmo brilhante roxo:


o cogumelo puffball




(Clathrus archeri,)


Madeira Blewit (Clitocybe nuda)


Frango Mushroom & Sulphur Shelf (sulphureus Laetiporus)

(Cookeina & Latticed Stinkhorn (borracha Clathrus)





(Fistulina Hepatica (Língua Forma: Bife Polypore)


(pom-pom ou Noodle Forma: Erinaceus Hericium)
Spaltblattlinge (Schizophyllum)


Slimy Spike-tampão



Medo e Delírio dos Fungos

No entanto, para todas as suas cores e seus truques espertos, os fungos têm um lado ainda mais estranho ... Claro, os fungos têm nos dado muito, mas eles também podem retirá-lo, e não apenas para as pessoas que confundem um Amanita phalloides para um Amanita Caesarea: Cryptococcus gattii, embora rara, é alarmante e é fatal no ar. Como é fatal? Bem, é considerada uma das mais letais infecções fúngicas que se pode conhecer. Existem outros fungos mortais, e como a maioria deles são extremamente oportunistas e duráveis, eles podem se espalhar descontroladamente, sendo possível até matar.

Nenhum comentário: