Poder para vencer: A Palavra.

Existe alguma forma para vencer a Satanás? SIM! existe uma forma infalível, e essa forma foi expressamente descrita em Mateus 4: 1-11, vamos analisar um pouco?


Mateus 4:1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Veja irmão, que o Espírito Santo arrebatou o Senhor Jesus Cristo, e o texto enfatiza que seria PARA Cristo ser tentado pelo Diabo. Mas porque Cristo intencionalmente e com propósito divino foi ao deserto PARA ser tentado por Satanás? certamente que ele queria nos dar exemplo de algo, assim como o Pai criou o mundo em seis dias, e no sétimo descansou, porque descansou? sendo que a bíblia diz que Deus não se cansa? oras; ele queria dar-nos exemplo descansando no sétimo dia (Gênesis 2: 2-3). Então Cristo foi levado pelo Espírito a um deserto para ser tentado pelo Diabo com o objetivo de nos ensinar algo importantíssimo! exemplo de vencer o pecado com a palavra do Altíssimo;
EP -“Quando tentado para ilícita satisfação do apetite, deveis lembrar o exemplo de Cristo, e permanecer firme, vencendo como Ele venceu. Deveis responder, dizendo: ‘Assim diz o Senhor’, e dessa maneira liquidar para sempre a questão com o príncipe das trevas. Se parlamentardes com a tentação, e usardes vossas próprias palavras, sentindo-vos suficientes, cheios de importância, sereis vencidos. As armas que Cristo usou foram as palavras de Deus: ‘Está escrito’; e se manejardes a espada do Espírito, também ós podereis sair vitoriosos pelos méritos de vosso Redentor.” (Temperança, 276).
“Em cada mandamento, em cada promessa da Palavra de Deus está o poder, sim, a vida de Deus, pelo qual o mandamento pode ser cumprido e realizada a promessa. Aquele que pela fé aceita a Palavra, recebe a própria vida e o caráter de Deus.” (Parábolas de Jesus, pág. 38).

Mateus 4:2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
Veja que Cristo JEJUOU, ele estava em íntima comunhão com o Pai se purificando, mas como assim purificando-se? ele tinha pecado? oras, Cristo também não precisava se batizar, pois foi um homem Santo, mas mesmo assim se batizou por dois motivos; para dar-nos exemplo e para que se cumprisse parte da profecia de Daniel 8:14 quando se aponta para o início do ministério de Cristo (27 d.C), então ele estava purificando-se para dar-nos exemplo também!.
EP"E a maneira por que isso se realiza, Cristo no-la mostrou. Por que meio venceu no conflito contra Satanás? - Pela Palavra de Deus. Unicamente pela Palavra pôde resistir à tentação. ‘Está escrito’, dizia. E são-nos dadas as ‘grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo’. II Ped. 1:4. Toda promessa da Palavra de Deus nos pertence. ‘De tudo que sai da boca de Deus’ havemos de viver. Quando assaltados pela tentação, não olheis às circunstâncias, ou à fraqueza do próprio eu, mas ao poder da Palavra. Pertence-vos toda a sua força.” (DTN 123).

Mateus 4:3 Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.
Ai veio a tentação! Satanás se aproximou e tentou usar uma espécie de pscologia que desafiava Cristo, o desafio é o convite para a competição negativa, pois o desafio só é exaltação de ego, e Cristo para dar-nos exemplo não caiu nessa tentação que veio convertida em convite para um desafio, sendo que o desafio desperta os mais íntimos sentimentos pecaminosos do humano, mas Cristo mesmo em sua natureza humana pecaminosa não a cultivou e sua resposta foi incrível!
Mateus 4:4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
A resposta não poderia ser melhor, Cristo não só resistiu a tentação como também revelou a chave para todo o método de vencer o pecado! Cristo disse que não vivemos apenas de alimento para o organismo no sentido físico, mas também o espiritual, e o alimento nos dá energia! e o alimento espiritual é a bíblia que nos dá poder! o nosso fôlego espiritual é a habitação do Espírito Santo!, veja que Cristo ficou 40 dias em jejum e oração, ele nos deu exemplo de termos uma íntima comunhão com Deus e obter esse fôlego do Santo Espírito para podermos lançar o 'Está Escrito!' esse fôlego é divino. Mas vejamos um comentário inspirado;
EP“Ao receber a Palavra, recebemos a Cristo. E só os que assim recebem Suas palavras estão construindo sobre Ele. ... Seu poder, Sua própria vida, residem . À medida que recebeis a Palavra com fé, ela vos comunica poder para obedecer.” (MDC 149-150).

Mateus 4:5 Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo
Veja que Satanás preparou a próxima tentação de um jeito profissional, Satanás é mestre em tentar as pessoas, ele parecia muito confiante e levou Cristo para o alto do templo, para acima da igreja, antes o Diabo tinha dito que queria subir acima do trono de Deus e ser semelhante a ele! e agora ele leva a Cristo para cima do templo, a casa de Deus, e o que ele diz? leia;

Mateus 4:6 e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Satanás mais uma vez estava desafiando a Cristo, e queria que ele se lançasse para a baixo, queria ver Cristo morto, ele estava citando a palavra na hora da tentação não é mesmo? já pensou que perigo Cristo revelar esse método e os bons pesquisadores notarem? ele será vencido por muitos que citam a palavra na hora da tentação! 'morra Cristo, a bíblia apoia isso!.' Mesmo assim, Cristo como conhecia as escrituras debateu com Satanás usando unicamente a bíblia para obter o poder do Espírito Santo!.
EP “Jesus resistiu às tentações de Satanás do mesmo modo que toda alma tentada pode resistir: chamando-lhe a atenção para o relato inspirado e dizendo: ‘Está escrito’." (3 ME 136).

Mateus 4:7 Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
Cristo refutou a alegação de Satanás, e mais uma vez o derrotou, antes Satanás imitou a Cristo dizendo 'Está Escrito.' Mas Cristo mostrou que o poder da palavra de Deus só é dado aquele individuo fiel, ao santo, ao que "guarda os mandamentos de Deus e mantém o testemunho de Jesus [que é o Espírito de Profecia]" (Apocalipse 12:17 e 19:10)
EP “A vida de Cristo, que dá vida ao mundo, acha-se em Sua palavra. Era por Sua palavra que Cristo curava a moléstia e expulsava os demônios; por Sua palavra acalmava o mar, e ressuscitava os mortos; e o povo dava testemunho de que Sua palavra tinha poder. Ele falava a palavra de Deus, como o fizera por intermédio de todos os profetas e instruidores do Antigo Testamento. Toda a Bíblia é uma manifestação de Cristo, e o Salvador desejava fixar a fé de Seus seguidores na palavra. Quando Sua presença visível fosse retirada, a palavra devia ser sua fonte de poder. Como seu Mestre, deviam viver ‘de toda a palavra que sai da boca de Deus’. Mat. 4:4.” (DTN 390).

Mateus 4:8 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles
Mateus 4:9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
EP Satanás viu o imenso perigo que corria, ele estava preste a ser derrotado na Cruz e ainda a ser derrotado por fiéis que aceitassem o sacrifício de Cristo e usassem o método pelo qual ele venceu! “O meio por que podemos vencer o maligno, é aquele pelo qual Cristo venceu –o poder da Palavra.” (DTN 258).
EP “Para cada tentação, porém, tinha uma única resposta: ‘Está escrito’ ... Os jovens companheiros insistiam em que fizesse como eles. Jesus era inteligente e animoso; gostavam de Sua companhia, e aceitavam-Lhe as prontas sugestões; mas impacientavam-se com Seus escrúpulos, e declaravam-nO estrito e rígido. Jesus respondia: Está escrito: ‘Como purificará o mancebo o seu caminho? observando-o conforme a Tua palavra’. ‘Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti’. Sal. 119:9 e (DTN 88-89).
EP “Para toda tentação Ele apresentava a Palavra do Senhor. 'Está escrito' foi Sua arma infalível. Nós, como representantes de Cristo, devemos enfrentar cada ataque do inimigo com a Palavra do Deus vivo. Jamais nos deveríamos permitir seguir a trilha da serpente, utilizando argumentos científicos. Satanás nunca obtém vantagem sobre o filho de Deus que confia na Palavra de Deus como sua defesa.” (9 T 68-69).

Mateus 4:10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
Veja que esse método não falha na mente dos fiéis seguidores de Cristo, que tem intima comunhão com o pai, que aceitam seu sacrifício na cruz, guardam os seus mandamentos e mantém seu testemunho, esses são os requisitos mais não são os métodos, pois muitos personagens bíblicos mesmo tendo tudo isso perderam de Satanás, mas Cristo deu-nos exemplo, ele em tudo é nosso exemplo superior e supremo. Ele não falhou, quão emocionante é essa mensagem!. Vai-te Satanás, saia da minha frente, eu posso te vencer por meio do ESTÁ ESCRITO, do ASSIM DIZ O SENHOR, do AS ESCRITURAS SAGRADAS AFIRMAM!.
EP “Ao alimentarem-se de Sua palavra, acharão que ela é espírito e vida. A palavra destrói a natureza carnal, terrena, e comunica nova vida (DTN 391).

Mateus 4:11 Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
Os anjos serviram a Jesus, mas a nós quem vai servir é Deus, e a serventia é a VIDA ETERNA! pois seremos vitoriosos usando o método pelo qual Cristo venceu - o poder da palavra! -
EP “Quando tentado para ilícita satisfação do apetite, deveis lembrar o exemplo de Cristo, e permanecer firme, vencendo como Ele venceu. Deveis responder, dizendo: ‘Assim diz o Senhor’, e dessa maneira liquidar para sempre a questão com o príncipe das trevas. Se parlamentardes com a tentação, e usardes vossas próprias palavras, sentindo-vos suficientes, cheios de importância, sereis vencidos. As armas que Cristo usou foram as palavras de Deus: ‘Está escrito’; e se manejardes a espada do Espírito, também ós podereis sair vitoriosos pelos méritos de vosso Redentor.” (Temperança, 276).
EP “Em cada mandamento, em cada promessa da Palavra de Deus está o poder, sim, a vida de Deus, pelo qual o mandamento pode ser cumprido e realizada a promessa. Aquele que pela fé aceita a Palavra, recebe a própria vida e o caráter de Deus.” (Parábolas de Jesus, pág. 38).

EPO Salvador venceu para mostrar ao homem como ele pode vencer. Todas as tentações de Satanás, Cristo enfrentava com a Palavra de Deus. Confiando nas promessas divinas, recebia poder para obedecer aos mandamentos de Deus, e o tentador não podia alcançar vantagem. A toda tentação, Sua resposta era: ‘Está escrito.’ Assim Deus nos deu Sua Palavra para com ela resistirmos ao mal. Pertencem-nos grandíssimas e preciosas promessas, a fim de que por elas fiquemos ‘participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo’. II Ped. 1:4.
Dizei ao tentado que não olhe às circunstâncias, à fraqueza do próprio eu, ou ao poder da tentação, mas aopoder da Palavra de Deus. Toda a sua força nos pertence. ‘Escondi a Tua Palavra no meu coração’, diz o salmista, ‘para não pecar contra Ti.’ Sal. 119:11. ‘Pela palavra dos Teus lábios me guardei da vereda do destruidor.’ Sal. 17:4.” (Temperança, 107).
EPEle não consentia com o pecado. Nem por um pensamento cedia à tentação. O mesmo se pode dar conosco. A humanidade de Cristo estava unida à divindade; estava habilitado para o conflito, mediante a presença interior do Espírito Santo. E veio para nos tornar participantes da natureza divina. Enquanto a Ele estivermos ligados pela fé, o pecado não mais terá domínio sobre nós. Deus nos toma a mão da fé, e a leva a apoderar-se firmemente da divindade de Cristo, a fim de atingirmos a perfeição de caráter.
EP E a maneira por que isso se realiza, Cristo no-la mostrou. Por que meio venceu no conflito contra Satanás? - Pela Palavra de Deus. Unicamente pela Palavra pôde resistir à tentação. ‘Está escrito’, dizia. E são-nos dadas as ‘grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo’. II Ped. 1:4. Toda promessa da Palavra de Deus nos pertence. ‘De tudo que sai da boca de Deus’ havemos de viver. Quando assaltados pela tentação, não olheis às circunstâncias, ou à fraqueza do próprio eu, mas ao poder da Palavra. Pertence-vos toda a sua força.” (DTN 123).
Os habitantes dos mundos não-caídos e do universo celestial estão observando com intenso interesse o conflito entre o bem e o mal. Eles se alegram quando as subtilezas de Satanás, uma após a outra, são discernidas e enfrentadas com um ‘Está escrito’, assim Cristo as enfrentou em Seu conflito com o vil inimigo. Toda vitória ganha é uma gema na coroa da vida. No dia da vitória todo o universo do céu triunfa. As harpas dos anjos emitem a música a mais preciosa, acompanhando a melodia da voz.” (Carta 5, 1900). (6 SDABC 1088).

Por Joelder.

Nenhum comentário: