Reavivamento & Reforma - Parte 2

“Ao alimentarem-se de Sua palavra, acharão que ela é espírito e vida. A palavra destrói a natureza carnal, terrena, e comunica nova vida (DTN 391).

  Vimos no artigo anterior que é necessário um *Reavivamento & uma Reforma,* no entanto, é necessário o uso da palavra de Deus cravada em nosso íntimo para podermos nos santificar. De fato, a Palavra de Deus tem um papel fundamental. Ela é a defesa contra os insultos (Salmo 119:42), trás pureza de caráter (v.9), é eficaz para vencer o pecado (v.11), vivifica (v.25) e por isso a Palavra deve ser colocada na BOCA (v.43), pois está firmada no céu, é eterna (v.89) e é um alimento doce e bom (v 103). Eis o sentido do "Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." (Mateus 4:4 e Deuteronômio 8:3). Se você ler Mateus 4:1-11, vai perceber que Jesus refutava a Satanás com um poderoso "Está Escrito", usando a palavra de Deus para fazer guerra contra o próprio demônio. Podemos fazer o mesmo. Deus ponha a palavra em nossa boca como colocou na boca de Isaías,(Isaías 51:16) e então essa palavra vai prosperar (Isaías 55:11). Assim como colocou a Palavra na boca de Jeremias (Jeremias 1:9) e  ele prosperou contra os rebeldes.
O dever do Jovem Cristão
  Não é de brincadeirinha quando as Escrituras dizem que a Palavra é a ESPADA DO ESPÍRITO (Efésios 6:17). E é exatamente por isso que ela é viva e eficaz para a guerra contra os principados e potestades do mal que habitam nas regiões tenebrosas. A Palavra, enfim, é a nossa esperança, (Romanos 14:4). Portanto, permaneçamos firmes na Palavra adquirindo sabedoria e entrando na Grande Salvação, pois essa Palavra é inspirada, ensina, repreende, corrige, educa na justiça, trás perfeição e habilita o servo do Senhor para toda a boa obra (Tito 3:14-17). A partir de agora, vamos usar a Palavra, o "Está Escrito" contra Satanás, ".... JOVENS, EU VOS ESCREVI PORQUE SOIS FORTES, E A PALAVRA DE DEUS PERMANECE EM VÓS, E JÁ VENCESTES O MALIGNO." (1João 2:4)

O Que diz o Espírito de Profecia?

Ao receber a Palavra, recebemos a Cristo. E só os que assim recebem Suas palavras estão construindo sobre Ele. ... À medida que recebeis a Palavra com fé, ela vos comunica poder para obedecer.” (MDC 149-150). 

“Para cada tentação, porém, tinha uma única resposta: ‘Está escrito’ ... Os jovens companheiros insistiam em que fizesse como eles. Jesus era inteligente e animoso; gostavam de Sua companhia, e aceitavam-Lhe as prontas sugestões; mas impacientavam-se com Seus escrúpulos, e declaravam-nO estrito e rígido. Jesus respondia: Está escrito: ‘Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra’. ‘Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti’ (Sal. 119:9 e DTN 88-89).

Para toda tentação Ele apresentava a Palavra do Senhor'Está escrito' foi Sua arma infalível. Nós, como representantes de Cristo, devemos enfrentar cada ataque do inimigo com a Palavra do Deus vivo. Jamais nos deveríamos permitir seguir a trilha da serpente, utilizando argumentos científicos. Satanás nunca obtém vantagem sobre o filho de Deus que confia na Palavra de Deus como sua defesa.” (9 T 68-69).

“Quando tentado para ilícita satisfação do apetite, deveis lembrar o exemplo de Cristo, e permanecer firme, vencendo como Ele venceu. Deveis responder, dizendo: ‘Assim diz o Senhor’, e dessa maneira liquidar para sempre a questão com o príncipe das trevas. Se parlamentardes com a tentação, e usardes vossas próprias palavras, sentindo-vos suficientes, cheios de importância, sereis vencidos. As armas que Cristo usou foram as palavras de Deus: ‘Está escrito’; e se manejardes a espada do Espírito, também vós podereis sair vitoriosos pelos méritos de vosso Redentor.” (Temperança, 276).
O Salvador venceu para mostrar ao homem como ele pode vencer. Todas as tentações de Satanás, Cristo enfrentava com a Palavra de DeusConfiando nas promessas divinas, recebia poder para obedecer aos mandamentos de Deus, e o tentador não podia alcançar vantagem. A toda tentação, Sua resposta era: ‘Está escrito.’ Assim Deus nos deu Sua Palavra para com ela resistirmos ao mal. Pertencem-nos grandíssimas e preciosas promessas, a fim de que por elas fiquemos ‘participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo’ (II Ped. 1:4).

“Ele não consentia com o pecado. Nem por um pensamento cedia à tentaçãoO mesmo se pode dar conosco. A humanidade de Cristo estava unida à divindade; estava habilitado para o conflito, mediante a presença interior do Espírito Santo. E veio para nos tornar participantes da natureza divina. Enquanto a Ele estivermos ligados pela fé, o pecado não mais terá domínio sobre nós. Deus nos toma a mão da fé, e a leva a apoderar-se firmemente da divindade de Cristo, a fim de atingirmos a perfeição de caráter.

“Jesus resistiu às tentações de Satanás do mesmo modo que toda alma tentada pode resistir: chamando-lhe a atenção para o relato inspirado e dizendo: ‘Está escrito’." (3 ME 136).


“Os habitantes dos mundos não-caídos e do universo celestial estão observando com intenso interesse o conflito entre o bem e o mal. Eles se alegram quando as subtilezas de Satanás, uma após a outra, são discernidas e enfrentadas com um ‘Está escrito’. Assim Cristo as enfrentou em Seu conflito com o vil inimigo. Toda vitória ganha é uma gema na coroa da vida. No dia da vitória todo o universo do céu triunfa. As harpas dos anjos emitem a música a mais preciosa, acompanhando a melodia da voz.” (Carta 5, 1900 e 6 SDABC 1088).
“O povo de Deus deve estar preparado para resistir ao perverso inimigo. É esta resistência que apavora a Satanás. Ele conhece, melhor do que nós, o limite de seu poder, e como facilmente pode ser vencido, se lhe resistirmos e o enfrentarmos. Mediante o poder divino, o mais fraco dentre os santos é mais forte do que ele e do que todos os seus anjos e, se submetido a uma prova, poderá demonstrar sua força superior.” (5 T 293).  No próximo artigo (Parte 3) tratarei do último e fundamental componente na Batalha Espiritual, para alcançarmos estado de consagração e nos prepararmos para a chuva serôdia. Até lá, diga ao seu próprio eu: "não esquecerei da Tua Palavra!" (Salmo 119:16).


Nenhum comentário: