Adolescentes moldado ao padrão do mundo, como se libertar?




Imagine um típico adolescente, 15 anos, tragando um cigarro e as vezes experimentando os efeitos alucinóticos e deletérios da maconha, os delírios da droga, "viajando" e vivendo, arriscando a vida em aventuras nada ortodoxas, vivendo romances insanos, se envolvendo em brigas junto com o grupinho. A nostalgia os move, a loucura e diversão os energiza, jovens que se caracterizam por seu vigor, zelo e coragem usam de tais atributos para "viver a vida," afinal, "a vida foi feita para ser vivida", "viva cada momento" e blá blá blá... Mero existencialismo!
O "ficar" descompromissado, egoísta e existencialista
que não almeja nenhuma relação produtiva, pode causar
futuramente o seu suicídio.
A expectativa de vida desses jovens é de morrer com 20 e tantos anos devido ao envolvimento no tráfico, ou nos romances, enfim, nos campos que eles escolhem se aventurarem. Se não morrem, são perfeitos fracassados para o resto da vida. Em proporções comuns contraem AIDS ou qualquer outra doença sexualmente transmissível, enfrenta gigantescas dificuldades financeiras, e claro, a não ser que seja de uma família com poder aquisitivo que o interne em uma clínica. Muitas vezes engravida uma outra adolescente doidona e compartilha o fardo que ambos agora carregam, tudo porque não soube escolher

A bíblia nos adverte a não se amoldar ao padrão deste mundo, mas ser transformado pela renovação de nossa mente, para que experimentemos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Para quem é de Jesus, o cigarrinho, e todo este padrão mundano que envolve os adolescentes são inadmissíveis. A solução para isto é a santificação, santificação é se afastar do pecado, se afastar do pecado é obedecer a lei, obedecemos por amor. (João 15:10) Mas como vamos conseguir nos santificar? "Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade." (João 17:17) Se a palavra de Deus é objeto de santificação, devemos ter íntima relação com ela, afinal, "escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti." (Salmos 119:11) Ora, diz o texto "Para não pecar contra ti", pecado é transgressão da lei (1João 3:4). Para obedecer a lei de Deus precisamos o fazer por amor, e ainda por algum meio relacionado a palavra de Deus, mas o que exatamente? podemos observar o exemplo de Cristo no deserto, na tentação, em Mateus 4:1-10, sempre que confrontado com as tentações de Satanás, sua resposta era um "Está Escrito!", diz Ellen G. White:


“Para cada tentação, porém, tinha uma única resposta: ‘Está escrito’ ... Os jovens companheiros insistiam em que fizesse como eles. Jesus era inteligente e animoso; gostavam de Sua companhia, e aceitavam-Lhe as prontas sugestões; mas impacientavam-se com Seus escrúpulos, e declaravam-nO estrito e rígido. Jesus respondia: Está escrito: ‘Como purificará o mancebo o seu caminho? observando-o conforme a Tua palavra’. ‘Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti’. Sal. 119:9 e (DTN 88-89).
Para toda tentação Ele apresentava a Palavra do Senhor'Está escrito' foi Sua arma infalível. Nós, como representantes de Cristo, devemos enfrentar cada ataque do inimigo com a Palavra do Deus vivo. Jamais nos deveríamos permitir seguir a trilha da serpente, utilizando argumentos científicos. Satanás nunca obtém vantagem sobre o filho de Deus que confia na Palavra de Deus como sua defesa.” (9 T 68-69).

O Salvador venceu para mostrar ao homem como ele pode vencer. Todas as tentações de Satanás, Cristo enfrentava com a Palavra de DeusConfiando nas promessas divinas, recebia poder para obedecer aos mandamentos de Deus, e o tentador não podia alcançar vantagem. A toda tentação, Sua resposta era: ‘Está escrito.’ Assim Deus nos deu Sua Palavra para com ela resistirmos ao mal. Pertencem-nos grandíssimas e preciosas promessas, a fim de que por elas fiquemos ‘participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo’. II Ped. 1:4.


* Adolescentes moldado ao padrão do mundo, como se libertar? "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32), "... Tua palavra é a verdade." (Idem, 17:17) 

5 comentários:

Joelder A. G. Zakowski disse...

Algum coments?

Anônimo disse...

He,he,he! Eu poderia dizer, como um certo anônimo disse para mim: "Quanta profundidade no comentário do Joelder. Alguém tem uma pá aí? Vai dormir, Joelder." Mas, é claro que eu prefiro ser sensata. Então vejamos: O contexto do texto de João 8:32, fala sobre a liberdade que o filho opera naquele que nele crê. A verdade portanto que liberta , não é o simples conhecimento das diretrizes dadas pelo pai, aos que nele crerem, mas é a "operação do espírito no homem interior" Efs 3:16.Óbvio é, que podemos contar com a clássica afirmação do mesmo apóstolo em sua carta de 2 Tim 3:16 e 17. Mas se não houver uma restauração, ou regeneração espiritual no homem, operada através da verdade que liberta, segundo João 8:32, as outras citações em relação a palavra, não terão valor algum contra o pecado e suas tentações operando na natureza carnal, não regenerada pelo novo nascimento no filho de Deus. Quando em João 17:17, o filho fala sobre sermos santificados na verdade da palavra, é uma ação que não tem valor operacional, em quem não experimentou o novo nascimento, pois não dão valor aos ensinamentos a nós transmitidos pelo filho, por meio de seus servos. Sirleide da Rocha.

Joelder A. G. Zakowski disse...

PARA: Sirleide da Rocha,

A operação do Espírito no homem interior é efetuada através de que? a palavra é sim a verdade referida em João 8:32, pode se limitar a Cristo QUANDO considerado que "No princípio era o Verbo..." (João 1:1) A verdade esta explanada nas Escrituras de forma simples: Deus - Pai, Filho e Espírito Santo -; sobre a Bíblia e sobre os Dez Mandamentos que são colunas da verdade. (Jeremias 10:10, João 14:6, I João 5:6,7, João 17:17, Salmos 119:151).

Queria perguntar a sábia Sirleide quem aqui disse que para vencermos as tentações/ santificar-se não é necessário um novo nascimento? creio que isto é absolutamente óbvio, e para sua tristeza Sirleide, em artigos anteriores quando examinado o devido contexto de passagens que transcrevi, verá que sempre teremos de ter experimentado um novo nascimento para vencer as tentações por meio de um "Está Escrito", veja o exemplo de Cristo, que após ser batizado por João no rio Jordão (Mat. 3:16-17) usou o poder da palavra explícito em João 17:17 (Mat. v.4,7, 10).

Fica implícito e explícito que não preciso nem falar na circunstância do novo nascimento considerando o contexto da tentação no deserto (Mat. 4:1-11), ou seja, Sirleide da Rocha, sua manifestação implica apenas em chamar atenção.

Lucas Vieira dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Vieira dos Santos disse...

santidade não tem valor em quem não experimentou o novo nascimento? Então qual seria a importância de pregarmos o evangelho ao mundo (Mateus 28:19 e 20) já que o evangelho é a verdade e a mesma nos santifica (João 17:17)... Então sendo assim, você Sirleide da Rocha afirma que os que não nasceram de novo não deveriam receber a verdade? Por favor, vamos comentar algo que nos engrandeça espiritualmente e não futilidades!