Sínteses de Estudos Adventista de Saúde

Condensado do Relatório AHS-2 [Adventist Health Study—Estudo de Saúde Adventista], Vol. V, 2008

Este é um dos estudos mais amplos e abrangentes sobre regime alimentar e câncer no mundo. Tal estudo, financiado pelo National Institutes of Health (Institutos Nacionais de Saúde) dos EUA, pretende contribuir com importantes descobertas no campo da saúde nos próximos cinco anos, como já tem ocorrido com estudos anteriores, de menor amplitude.

* Estudo de Mortalidade Entre ASD’s (1958-1966)

23.000 asd’s, de mais de 25 anos de idade, residentes na Califórnia, foram pesquisados em paralelo com outro estudo da Sociedade Americana do Câncer junto à população não-adventista, permitindo comparações para muitas causas de morte entre os dois segmentos populacionais.

Resultados principais:

Comparados com outros californianos, os adventistas experimentam índices mais baixos de morte:

* Todos os cânceres - 60% para homens asd’s e - 76% para mulheres asd’s

* Câncer pulmonar – 21%

* Câncer colo-retal – 62%

* Câncer do seio – 85%

* Doença cardíaca – 66% para homens asd’s e 98 % para mulheres asd’s.


* AHS-1 [Adventist Health Study – Estudo de Saúde Adventista]

34.192 asd’s com idade de mais de 25 anos da Califórnia foram pesquisados.

Esse estudo foi diferente do anterior, sobre mortalidade, por investigar os fatores relacionado com a incidência de doença, comparando sobretudo adventistas com não-adventistas.

Resultados principais:

* Em média os homens asd’s vivem 7,3 e as mulheres asd’s 4,4 anos mais do que outros californianos

* Cinco comportamentos simples ligados a saúde promovidos pela Igreja por mais de 100 anos (não fumar, manter um regime alimentar baseado em plantas, comer nozes várias vezes por semana, fazer exercício regular e manter um peso normal para o corpo) aumenta o tempo de vida em até 10 anos

* O aumento crescente no consumo de carnes vermelhas e brancas foi associado com um aumento de câncer do cólon

* Comer legumes revelou-se uma proteção para o câncer do cólon

* Comer nozes várias vezes numa semana reduz o risco de ataque cardíaco em 50%

* Comer pão integral em vez de pão branco reduz ataques cardíacos não-fatais em 45%

* Beber 5 ou mais copos d’água por dia pode reduzir doenças cardíacas em 50%

* Homens que tinham um elevado consumo de tomates reduziam o seu risco de câncer da próstata em 40%

* Beber leite de soja mais do que uma vez por dia pode reduzir o câncer de próstata em 70%

Em suma, o consumo freqüente de frutas e vegetais reduz o risco de vários cânceres. Comer nozes e grãos integrais reduz o risco de ataque cardíaco.


* AHS-2 [Adventist Health Study—Estudo de Saúde Adventista]

97.000 adventistas com idade de mais de 30 anos dos EUA e Canadá

Resultados ainda incipientes (só em 4 ou 5 anos se terão resultados mais completos)
Relatório AHS-2 [Adventist Health Study—Estudo de Saúde Adventista], Vol. V, 2008
indicam os seguintes fatos:

O tipo de regime alimentar é fator significativo para o peso corporal:H

* Os dados deste estudo demonstram um aumento de peso progressivo de uma diete vegetariana total para uma dieta não-vegetariana. Por exemplo, vegetarianos completos, de ambos os sexos de 55 anos para mais pesam cerca de 15 quilos menos do que não-vegetarianos se altura semelhante

* Quanto mais próximo de se adotar um regime alimentar vegetariano, melhor se pode controlar o peso.

* Os níveis de colesterol, diabetes, e pressão arterial seguiam as mesmas tendências—quanto mais a pessoa está de um regime vegetariano, menores serão os riscos à saúde nessas áreas.

Ver outros sub-estudos relacionados:

* (AHSMOG – Estudo de Poluição do Ar da Saúde Adventista)

Este foi uma sub-pesquisa do AHS-1 que incluiu 6.328 adventista da Califórnia. O estudo foi financiado pela Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental) e relacioinou os efeitos de vários poluentes em ambientes fechados e ao ar livre com doenças respiratórias e câncer pulmonar.

* Religião Adventista e Saúde

11.000 adventistas com idade de mais de 30 anos que vivem nos EUA

Essa sub-pesquisa do AHS-2 promete resultados interessantes sobre a relação entre fatores religiosos, estresse e saúde. O estudo está em andamento e é financiado pelos Institutos Nacionais de Envelhecimento, sendo também conhecido nos meios científicos como Estudo Biopsico-Social Sobre Saúde e Religião (sigla em inglês BRHS).

A meta de 11.000 participantes foi superada com 3.500 negros e 7.500 não-negros). Todos os 11.000 participantes completaram um questionário detalhado de 20 páginas incluídos medições de tensão nervosa, saúde, qualidade de vida, atividades e crenças religiosas, dimensões de oração, repouso sabático e apoio religioso.

Os objetivos do estudo são examinar:

* Como aspectos da experiência religiosa pode amortecer o impacto cumulativo do estresse na vida de uma pessoa sobre qualidade de vida, saúde e mortalidade;

* Como aspectos da experiência religiosa se relaciona com indicadores biológicos de estresse, função do sistema imunológico e doenças coronárias dentro do contexto de uma vida de tensão; e

* Se esses fatores operam diferentemente em não-negros e negros—negros sendo um grupo para quem a religião pode ter um papel mais central na vida e, talvez, na saúde.

Obs.: Informa-se que ao longo desses 50 anos de pesquisas nessa linha (desde 1958 quando se empreendeu o primeiro estudo com asd’s da Califórnia) mais de 40 milhões de dólares foram empregados, de fontes governamentais, para se ter uma idéia do “segredo” de melhor saúde e vida mais longa dos adventistas em comparação com a sociedade em geral.

Nenhum comentário: