A Esperança Racional e a Esperança Sentimental

A Lentidão do Cumprimento da Profecia

Ouvimos em algumas pregações sobre a volta de Jesus:

"Ele volta em 5 ou 10 anos, as profecias estão se cumprindo!"

Sim, é verdade que as profecias estão se cumprindo.
Sim, é verdade que ele poderia voltar em 5 ou 10 anos.
Mas não é uma verdade absoluta que ele voltará neste prazo.

As vezes nos deixamos levar por uma fé infantil, demasiadamente infantil. O Apóstolo Paulo também cria que Cristo voltaria em seu tempo. Ele se conta com aqueles que veriam em vida, Jesus voltando:

(I Tessalonicenses 4:15) - Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

(I Corintios 15:52) - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Mas como ele cria nisso se ele mesmo sabia que muitas profecias ainda faltavam se cumprir? Foi levado por uma esperança infantil.

Um exemplo são os pioneiros no século 19. Eles haviam descoberto que a AMÉRICA seria o maior império que o mundo já viu e tinham esperança transbordante em ver Jesus voltando em sua geraçao. Como tinham esta esperança se eles viviam debaixo do IMPÉRIO BRITÂNICO (que era dono da Índia) e não do império americano?

Novamente foram levados pela fé infantil. Eles criam (SENTIMENTALMENTE) que mesmo assim os EUA já estavam na posição de já entrar em aliança com a Igreja e impor ao mundo as leis dominicais. (mesmo que isso violasse cada parte de seus estudos avançados, que diziam expressamente que os EUA precisavam ser o número 1).

100 anos se passaram para que os EUA fossem o numero 1. Todos eles morreram e da mesma maneira como PAULO, serão ressuscitados, ou seja, não verão Jesus voltando sem passar pela morte.

Temos que tomar cuidado para não cair no mesmo erro.

A ESPERANÇA DA SEGUNDA VINDA, precisa ser RACIONAL e não sentimental. Temos que saber que a nossa vida é curta e a profecia se cumpre a passos lentos.

O Exemplo de Daniel 11:40-45

Um exemplo que podemos dar é Daniel 11:40-45. Estes versos são maravilhosos e feitos para a NOSSA GERAÇÃO. Começou a ser cumprido após 1991 com a primeira guerra do Golfo e já teve desdobramentos na Invasão do Afeganistão (2001) e do Iraque (2003).

Já se passaram 17 anos (1991-2008)! A América é o numero 1, a Líbia finalmente se colocou debaixo do domínio ocidental, a Etiópia se separou da Eritréia e está em guerra contra os Islâmicos, também precisando de ajuda americana. Pedacinhos do quebra cabeça de Daniel 11:40-45 estão sendo montados. Mas veja que se passaram 17 anos! Será que em mais 5 ou 10 o resto do quebra cabeça será montado?

É POSSIVEL que sim. Mas será que não estamos nos deixando levar por uma esperança SENTIMENTALÓIDE e não racional? Talvez a segunda vinda se dê nos dias de nossos netos ou bisnetos. Se for assim, ensinemos nossos filhos sobre o que conhecemos para que eles não sejam pegados de surpresa, como o mundo será.

(Deuteronômio 29:29) - As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre [...].

Nenhum comentário: