Até Duas mil e Trezentas Tardes e Manhãs, e o Santuário será purificado

O que significa as 2.300 tardes e manhãs? o que significa tal profecia, o que indica o santuário ser purificado? essa e outras questões serão respondidas neste artigo, que trata de uma das mais (se não for a mais) complicadas profecias bíblicas, nesse estudo usaremos matemática, história e teologia. Primeiro de tudo, o texto diz claramente em Daniel 8: 13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados? 14 E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.
É primeiro necessário que compreendamos exatamente o que significa de modo preciso "Duas mil e trezentas tardes e manhãs." Quando lemos Ezequiel 4:6-7 percebemos que 1 dia equivale a um ano em profecia, então, 2.300 tardes e manhãs (dias) são 2.300 anos. Mas, se a profecia estende-se em 2.300 anos, deve haver alguma confirmação referente ao grande tempo no contexto inserido na visão, certo? de fato! Em Daniel 10:14 diz que se refere "a dias muito distantes." Isto é: a anos muito distantes. Logo, trata-se de 2.300 anos proféticos. Lembrando que a visão refere-se ao tempo do fim. (10:17 e 8:17)

Conforme Daniel 8:26-27 essa visão é verdadeira! porém, de fato é complexa, até mesmo Daniel ficou perturbado com tal visão, querendo entende-la, mais não havia quem a entendesse, eu porém digo-vos que Isso já foi revelado, pois estamos do tempo do fim. O tempo do fim começa depois do término dos dias de perseguição da besta ao povo de Deus da Idade Média, de acordo com Apocalipse 12:6 a mulher (igreja [Efésios 5:23-32]) foi sustentada durante 1260 dias, pois estava sendo perseguida. Dias equivale a anos, 1260 dias -> 1260 anos, isso começa em 538 com o decreto oficial de que quem não obedecesse ao poder papal, seria morto, torturado, condenado a morte, foi um decreto de morte. E isso estendeu-se em proporções proféticas até 1798 d.C, durando 1260 anos, pois em apocalipse 13 é-nos dito: "Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá, se alguém matar à espada, à espada será morto, aqui está a paciência dos Santos." (Apocalipse 13:10) Em 1798 cumpriu-se a profecia com o exército de Napoleão Bonaparte invadindo Roma, saqueando a sede da Besta e levando o Papa à cativeiro, e pouco tempo depois, o matando, Deus vingou o seu povo, aqui está a paciência dos Santos.

Então a profecia se cumpriu ao pé da letra, Foi visto a "ferida de morte" ou "chaga mortal" na besta, e iniciou-se o tempo do fim, mas como podemos saber se ai mesmo começa o tempo do fim? esse tempo é mencionado como um tempo de "tribulação" pelas escrituras, e Cristo diz que "logo depois da tribulação daqueles dias, o Sol escurecerá, a Lua não dará sua claridade, e as estrelas cairão do firmamento, e os poderes do céu serão abalados." (Mateus 24:29) O sol e a lua escureceram inexplicavelmente de modo sobrenatural em 19/05/1780, indicando o tempo do fim, as maior queda das estrelas já registradas aconteceu em 1833, foi o maior espetáculo celeste que já houve na história, e a besta levou um golpe como de ferida de morte em 1798, tais eventos mostram que estamos no tempo do fim, pois é no tempo do fim que "aparece o sinal do filho do homem, e todos os povos da terra se lamentam vendo-o nas nuvens do céu, com grande poder e glória." (v.30)

Chega-mos porquanto a conclusão de que podemos sim entender a profecia, voltando a escatologia contextual, dizes o texto:

“No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão… Sabe e entende, que desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o Ungido, o Príncipe, haverá sete semanas e sessenta e duas semanas… E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício.” (Daniel 9:23 a 27).
Então, quando começa a profecia? oras, começa "desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém." Isto é: Israel estava sendo mantido cativo do Império Babilônico, e Jerusalém estava desolada, quando desse o decreto de que os Judeus poderiam voltar a Israel e reconstruir as ruínas da cidade, começaria a cronologia escatológica. Isto deu-se na História em 457 a.C, com o decreto promulgado por Artaxerxes, rei da Pérsia. Então concluímos que a profecia começa em 457 a.C. (Esdras 7:13) Depois disso, haveria o que mais? Bom, em Daniel 9:24 diz que "70 semanas" estão determinadas sobre Israel, 70 semanas é o mesmo que 490 dias, isto é, 490 anos (Ezequiel 4:6-7) Então, seria lícito contar de 457 a.C acrescentando 490 anos aproximando-se do tempo de Cristo, mas primeiro, o texto diz que existem três etapas -> Sete semanas, Sessenta e duas semanas, e uma semana.
Sete semanas: Diz o verso 25 do capítulo 9 de Daniel: "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém.... sete semanas...." Isto é, em meados de 457 a.C, com o decreto de Artaxerxes, rei da pérsia, os israelitas estavam saindo de babilônia, de cativos para moradores de Jerusalém, mas nisso, teriam "7 semanas" para reconstruir Jerusalém. 7 semanas é o mesmo que 49 dias/anos (Ezequiel 4:6-7), o povo de Israel teria 49 anos desde 457 a.C para reconstruir Jerusalém, e isso cumpriu-se ao pé da letra! o povo de Israel terminou de reconstruir Jerusalém em 408 a.C, contando de 457 a.C com o decreto de Artaxerxes, com 49 anos aproximando-se na nossa era, dá 508. Jerusalém foi reparada, diz o verso 25 do cap 9 de Daniel: "em tempos angustiosos." O que significa isso? se você ler o livro de Neemias e de Esdras, verá narrando a reconstrução de Jerusalém, e saberá o porque foi em "tempos angustiosos."
Sessenta e duas semanas: Depois da reconstrução de Jerusalém, o povo de Israel teria ainda sessenta e duas semanas (62x7=434), teriam 434 anos, até chegar ao Messias. Reza Daniel 9:26: "Depois das setenta e duas semanas, será morto o ungido e não estará...." isto é, em um tempo posterior as setenta e duas semanas, o Messias prometido seria morto, no entanto, é de grande valia o verso 27, que nos fala sobre a aliança do Messias, ai sim poderemos saber o tempo correto em que ele morreria. Mas, para lembrar, de 408 a.C somando mais 434 anos chegamos ao ano de 27 d.C.
Sete semanas: Como vimos, os dois primeiros blocos estão corretíssimos, estamos no caminho certo! diz o referido verso 27: "Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar os sacrifícios e a oferta de manjares...." Então, no bloco dois (setenta e duas semanas/434 anos) seguimos a ordem cronológica do período profético e chegamos ao ano de 27 d.C, o que aconteceu em 27 d.C ? o Messias que é Jesus Cristo fez firme aliança com muitos, ele foi batizado por João no rio Jordão, foi arrebatado pelo espírito ao deserto, lá levou todos os pecados da humanidade, foi tentado e venceu salvando a todos nós, FORTE foi essa aliança conosco AMÉM! logo, "fez forte aliança com muitos" significa o começo de seu ministério. Então, na metade da semana ele seria morto, isto é, 3 anos e meio depois do ano 27 d.C ele seria morto! o que nos leva a metade do ano de 31 d.C, a história registrou esse período do qual o Messias foi morto. (Lembrando que nessa época, Ele tinha 33 anos, o erro de cálculo histórico referente ao nascimento de Cristo deve-se a mais tarde o calendário romano ser reformado). Então, estamos já na metade da semana/7 anos, onde o Messias é retirado do meio do povo, morto é pelos nossos pecados, e o texto diz que nisso "cessaria o sacrifício e as ofertas de manjares." Cessou o sacrifício de cordeiros, pois "Cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo." (João 1:29) e cessou as ofertas de manjares, porque o sistema das leis cerimoniais foram abolidas (Efésios 2:14-15) e Cristo colocou a Toráh em sua perfeição. (Mateus 5:17-18) E depois da morte do Messias, sobrou metade da semana, 3 anos e meio posteriores à 31 d.C chegamos a 34 d.C quando Estevão morreu e o evangelho foi definitivamente liberado aos gentios, que somos eu e você.
Este artigo é de autoria de - Joelder

Nenhum comentário: