HISTÓRIA DE VIDA E O AMOR DE DEUS

Você não se recorda, pois faz algum tempo. O mundo lhe foi apresentado por intermédio do seu nascimento em um instante memorável em que você era o motivo maior da felicidade plena, pois representava alguém que embora trouxesse consigo a perpetuação genética, desenhava naquele instante a continuação da vida em forma representativa dos reflexos de uma historicidade pessoal, a qual apontava para o futuro. Sendo assim Deus o contemplou e o amou profundamente.

Foste abençoado ricamente e apesar de todas as contrariedades desta vida, cresceste em estatura e inteligência, aprendendo a sorrir mesmo quando era preciso enxugar as lágrimas que insistiam em cair. Você seguiu aprendendo a fazer escolhas e em decorrência delas colheu bons e felizes frutos como resultado de conquistas significativas de batalhas travadas com o mundo exterior e consigo mesmo. Outros frutos não foram tão bons assim, pois lhe trouxera amarguras, dissabores, tristezas e marcas tão profundas que nem mesmo o tempo jamais poderá apagar, porém mesmo assim, Deus o contemplou e o amou profundamente.

Houvera vezes em que as revoltas se concentraram em sua mente e sendo o universo complexo demais para ser entendido, acumulou sobre si dúvidas que lhe corroíam a alma, a mente e o coração pondo em risco sua própria existência. Questionou a existência de Deus por conta das inumeráveis injustiças existentes em nosso planeta, porque simplesmente não buscou conhecimento através da sua palavra e antagonicamente a isso, buscou respostas no esoterismo, no ocultismo e em muitas outras coisas para entender significados de um imenso universo, que nem mesmo a ciência com todo o acúmulo de sabedoria, jamais poderia explicar, pois tais significados estão contidos apenas no coração Divino e somente por intermédio da sua soberania, podem ser revelados. Mas mesmo assim, Deus o contemplou e o amou profundamente.

Você descobriu que a vida é uma grande ciranda onde tudo gira o tempo todo, onde todas as coisas estão intrinsecamente relacionadas formando um grande sistema de múltiplas dimensões políticas, econômicas e sociais, marcadas por circunstancias históricas, micro e macroestruturais. Percebeu então, que para co-existir era preciso se adequar às regras impostas e institucionalizadas passando a ser mais um número contido na sociedade, uma face na multidão, lançando percepção no fato de que, se viesse a ter muita sorte através de oportunidades otimizadas e trabalhadas proveitosamente em seu favor, viria a ter um bom destaque na sociedade, mas que se sua vida seguisse sentido contrário, preciso seria erigir a cabeça e desejar envelhecer sem espreitar à sua margem, o que significa não lhe faltar minimamente o necessário para viver com dignidade. Nesse momento você imaginou tantas coisas, as quais convergiam no pensamento de que a vida não é justa, que o mundo é desigual, que as criaturas mais inocentes que existem geralmente pagam a conta e ainda sofrem toda espécie de expropriação, espoliação e exploração e que não há, salvo conduto que as livre. Então passou a refletir na conclamada e moderna “liberdade” e descobriu que a utopia anda de mãos dadas com ela, ao menos para a maior parte da população mundial a qual se vê acorrentada pela dura realidade da batalha travada pela subsistência diária.

A reflexão se aprofundou em seu coração e então você passou a refletir fora do seu ego em questões que afligem a humanidade há séculos, como as guerras, a fome, a miséria, a violência, a discriminação em suas múltiplas expressões e as tragédias provocadas pelo homem, as quais se apresentam de todas as formas possíveis, sendo muitas vezes impossível de acreditar, devido sua amplitude e concretude, visto que a criatividade humana também habita o submundo da crueldade absoluta. Após esta profunda reflexão, um grito interior rompeu o silêncio de todo o egoísmo existente e recorrente, permanecendo a vergonha, a tristeza e a dor. Diante de tudo isso, incorreu a abertura para a emergência do desejo de sucumbir sua existência e fechar os olhos de forma definitiva para tamanha barbárie, fator que contribuiu para que se configurasse um quadro de crise existencial e pessoal nos marcos da incerteza e da desesperança. Sendo assim, não conseguiu perceber que em meio deste emaranhado de pensamentos relativos e inconclusivos existia algo mais importante; que Deus o contemplava e o amava profundamente.

Realmente Deus o amou profundamente desde o ventre materno, pois é a criatura mais importante da criação. Não importa o quanto tenha deixado de perceber a existência desse amor, ou o quanto tenha passado a vida a lamentar a crueldade humana sem perceber as implicações espirituais que a envolvem. Não importa quanto tempo você perdeu se revoltando ou se revolvendo em seus próprios questionamentos tentando entender a brevidade da vida. Não importa o quanto esta reflexão, tenha a ver com o seu estilo de vida, uma vez que poderá nem mesmo condizer com a realidade e historicidade vivenciada desde o seu nascimento. Talvez você nem tenha conhecimento da realidade que nos cerca, uma vez que as ideologias governam nosso planeta, querendo fazer-nos acreditar que as coisas estão como devem estar e assim nos conduzem à tendência de naturalizar os fatos da vida.

Na verdade o que realmente importa é que Deus o ama profundamente e permitiu que você estivesse em meio a inexplicável imensidão da humanidade, não para ser mais um grão de areia frente ao oceano, nem apenas mais um a viver sem sentido. Deus espera que você levante os olhos em tempo hábil e contemple a maior justiça que a humanidade poderia receber. Deus materializou o plano da salvação enviando seu Filhounigênito para resgatar o que se havia perdido e todas as dores do mundo, a injustiça, o sofrimento e todos os pecados sobre ele foram lançados. Assim tomou sobre si a culpa, a vergonha e a maldição enquanto todo o seu sangue era requerido pelo inimigo das nossas almas, o qual aguardava até a ultima fração de tempo na tentativa de derrotá-lo na experiência da doação da sua vida, com o sofrimento da sua morte e morte de cruz. Como cordeiro que tira o pecado do mundo, Jesus de nada reclamou e como Filho do Deus de amor, envolto a mais densa escuridão e cercado da mais profunda e absoluta hegemonia do mal, sentiu-se desamparado. Todo o pecado lançado sobre ele o separava do Pai, o qual não poupou seu Filho amado, porque isso significava doar-se a sí próprio por intermédio da Tri-unidade. Deus contemplou toda a humanidade naquele instante e a amou profundamente, porém sua missão não se findou com a morte na cruz, pois Ele venceu a venceu e ressuscitou, depois tendo subido ao Pai, nos enviou seu Espírito Santo com a Divina missão de nos convencer do pecado e posteriormente nos conduzir a salvação por intermédio do arrependimento e da remissão conquistada através da comunhão diária. Ele não prometeu que nesta vida não passaríamos por dificuldades, por lutas, tristezas e decepções, mas sim que se passássemos pelas águas, estaria conosco e os rios não nos submergiriam, se passássemos pelo fogo não nos queimaríamos, porque somos por Ele chamados pelo nosso próprio nome e remidos por sua graça. Jesus deseja estabelecer um fim para todo o mal existente na humanidade e ainda não o fez porque ama incondicionalmente a cada um de nós. A humanidade está condicionada às obras do inimigo e por isso está envolta na mais irreversível crise espiritual, por isso Deus ao olhar para este mundo, consegue contemplar cada pessoa de forma unilateral e embora não possa caminhar ao lado daqueles que estão vivendo unicamente para o pecado, uma vez que este faz separação entre Deus e o homem, ainda assim Ele os ama com amor incomensurável.

Deus quer apenas que você, eu e toda a humanidade entendamos que Nele há esperança de um mundo melhor, pois ele venceu o inimigo de nossas almas e está esperando que sua mais bela criação, o homem, com suas guerras, lascívia, ódio e toda série de barbárie e obras negativas à sua palavra, aceite seu amor revelado na cruz por intermédio de Jesus. Embora Deus se importe conosco a ponto de arriscar a Glória dos céus e sua Divindade a nosso favor, não importa para ele qual a intensidade dos problemas que deixamos para traz, ou até mesmo que tenhamos causado nesta vida desde que aceitemos sua palavra vivificadora e tenhamos nossas vestes lavadas no seu sangue carmesim. Ele nos ama com amor incondicional e sempre nos amará até o fim de nossos dias, por isso deseja nos transformar em herdeiros do seu reino de paz e amor, onde não haverá dor, tristeza, morte ou lágrimas, onde a cidade é de ouro puro e iluminada por sua própria luz, sendo a vida inesgotável e a igualdade notória. Onde os mistérios desta vida, jamais explicados pelas mentes mais brilhantes que se tenha conhecimento neste mundo, deixarão de sê-los na Onipotente presença do Deus Altíssimo, pois estaremos com ele face a face e juntos para sempre viveremos.

Deus deseja especialmente, que você ao ler esta mensagem, não se perca em questionamentos sem respostas e assim possa escrever outra página na História da sua vida. Basta acreditar no seu amor, no seu sacrifício pela humanidade e entregar a vida à Cristo, que o mais Ele tudo fará. Enfim, Deus deseja que você saiba que a profundidade do seu amor é infinitamente inimaginável pelo homem mas que, se preciso fosse, em sua infinita bondade e misericórdia transcorreria toda a trajetória terrena novamente, somente pelo desejo de tê-lo ao seu lado na Eternidade, pois não importa quanto tempo você você leve para entender a grandeza do seu poder, ou a dimensão do seu amor, Ele jamais deixará de o contemplar e o amar profundamente.

De: Lucinéia Costa

Informativo 197 de 16 de Outubro de 2010


Dica de saúde: O rabanete e a rúcula





Você sabia que o rabanete é considerado como uma planta tônica e estimulante por suas propriedades e sais? È útil a anêmicos e aos que sofrem de pressão baixa, sendo também rico em ferro, fósforo, vitaminas C e outros elementos reconstituintes e antibióticos.












Ah, e essa hortaliça de sabor picante? Seu nome é Rúcula, muito apreciada por seus poderes digestivos. É estimulante e devido suas propriedades antiinflamatórias pode fortalecer os glóbulos brancos. Por essa razão é a verdura dos convalescentes e dos que sofreram infecções.
PERDOAR É SAUDÁVEL

Quero aproveitar este espaço para parabenizar a revista Mídia & Saúde, edição nº103 (Setembro/2010), a qual se encontra recheada de artigos incríveis. Também quero socializar com os irmãos e amigos que visitam nosso blog, uma pequena parte do seu rico conteúdo, perspassando o texto “perdoar é saudável” do Dr. Hélio Borges (Psiquiatra), o qual cita de forma brilhante a atitude do perdão e os benefícios recebidos por quem o exercita, uma vez que segundo ele, “saber perdoar é um conhecimento essencial para uma vida amena e feliz”.
O autor afirma que muitas vezes ao longo da vida, passaremos por decepções com o próximo e que a indignação, a fúria, ou o sentimento de injustiça pessoal poderão ser vistos por nós como sentimentos inevitáveis e muitas vezes, até justificáveis. Porém devemos nos precaver, porque nem sempre tais reações serão justas de nossa parte. Ele afirma ainda, que se formos mais condescendentes com o comportamento dos que nos cercam, sendo menos pessimistas com relação a eles, mais reflexivos e menos passionais com os fatos que ocorrem, poderemos contornar esses sentimentos perniciosos, oferecendo maior abertura para que em nosso coração brote o perdão.
O Dr. Hélio reitera também, que perdoar é uma das atitudes mais importantes que podemos ter na vida para alcançar a paz e a felicidade interior. Afirma que os sentimentos nefastos que ás vezes nutrimos, são toxinas que empobrecem a experiência intima (acredito inclusive, que nos tira a comunhão com Deus), levando o coração a paralisia por via do rancor, impossibilitando-nos de experimentar o afeto em sua plenitude.
Ele segue descrevendo a importância libertadora da prática deste ato e afirma que embora haja fatos suficientemente graves, para serem considerados imperdoáveis pelo mais sublime dos homens, necessário se faz que deixemos os rancores serem dissolvidos por um intimo esquecimento, fator que nos conduzirá a um investimento na própria saúde tornando nosso futuro mais promissor.
Quero finalizar destacando que o autor, afirma ser o perdão neto do amor e filho da caridade (isso é profundamente reflexivo). É um ato que em si mesmo diz tudo, tornando desnecessário o excesso de palavras para exprimi-lo, pois só tem sentido quando exercido com sentimento real, uma vez que não há discurso ou gestos que substituam sua essência. O perdão só pode ser verdadeiro, se for de coração.
Lucinéia Costa

A letargia cristã

A maior obra do engano nos dias de hoje é a letargia. Na medicina esta palavra significa “estado patológico de sono profundo, sem paragem das funções vitais e de duração variável, que em geral é causado por infecções graves que afetam os centros nervosos” (www.infopedia.pt).

Apesar das facilidades da vida moderna, não há um que não reclame da falta de tempo. Falta tempo para os amigos, para a família, para o lazer, para os exercícios físicos. Por outro lado, a indústria que mais cresce no mundo é a do entretenimento. É um paradoxo, pois entretenimento significa justamente ocupar o tempo livre, ou ainda, passar o tempo. Como conciliar estas duas realidades: a falta de tempo e o crescimento da indústria do tempo livre?

Talvez a palavra letargia possa servir para nós cristãos entendermos. Quando o assunto é espiritual estamos num sono profundo. Nunca estamos despertos e dispostos. Mas as funções vitais ainda estão funcionando, vamos à igreja aos sábados de forma tradicional e rotineiramente. Ocupamos nosso tempo com muitas coisas. Outras coisas já começam a perder o sentido e já não parecem tão importante quanto o eram no princípio de nossa caminhada. Isto porque, sofremos de graves infecções que adquirimos durante o nosso contato com aquilo que não nos aproxima de Deus, ao contrário, nos afasta e nos cega. Estas infecções entram por nossos ouvidos, olhos, boca, nariz e pela pele, e danificam nosso sistema nervoso, distorcendo a maneira que percebemos o mundo. Preferimos falar sobre pessoas e coisas do que sobre princípios e valores. Preferimos comentar sobre algo da moda, do que sobre o último sermão que ouvimos. Preferimos mostrar nossos bens e capitais do que o tesouros que descobrimos em nossa comunhão com Deus. Entre muitas outras situações que nos ocupam com nada, ou ainda, que preenchem o nosso vazio com vácuo.

O importante, porém, é que a letargia tem uma duração variável e não é um quadro irreversível. O Médico dos médicos tem um remédio para ela, chama-se: Espírito Santo. Em doses diárias e com muita perseverança do paciente, este 'medicamento' vai restaurando a saúde espiritual. Para uma melhor eficácia do tratamento, o paciente deve abster-se daquilo que lhe faz mal e ingerir diariamente A Palavra de Deus, quer o organismo aceite ou não. Deve-se fazer um esforço com intuito de discipliná-lo. Ao final do tratamento, a vida do paciente será outra, pois sua vida estará repleta de uma Paz diferente, pois "É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo." João 14:27


Todo dia é dia da criança

É impressionante detectar a forma com que o mundo direciona sua “atenção” às crianças. No Brasil, especificamente, ao lançar nosso olhar para a data comemorativa do Dia das Crianças, instituída através do decreto nº 4867, veremos que a sociedade não entendeu seu verdadeiro sentido, uma vez que esta data passou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma famosa indústria de brinquedos, a qual inicialmente, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. Na ocasião a iniciativa atraiu outras indústrias do ramo, as quais posteriormente lançaram a “Semana da Criança" com o objetivo de alavancar a vendagem de brinquedos.

Com os objetivos alcançados, esses empresários empunharam a bandeira da comemoração do dia 12 de Outubro para aumentar seus ganhos. Pena que este dia não sirva como reflexo real de uma atenção, que deveria ir muito além do que a possibilidade de compra de produtos imposta verticalmente pelo sistema capitalista, uma vez que nem todas as crianças têm acesso ao mínimo necessário para subsistir com dignidade. Basta olhar ao redor e vê-las abandonadas, carentes, destituídas e violadas em seus direitos amplamente preconizados pela legislação vigente, para perceber que elas precisam muito mais que uma simples data comemorativa para realmente serem lembradas. Elas precisam ser percebidas e respeitadas cotidianamente.

Nossas crianças trazem consigo sonhos que não são apenas seus, mas também de pais e familiares, os quais geralmente não são alcançados pelas políticas públicas; saúde e educação de qualidade, habitação, esporte, cultura entre outros. Esta parcela da população passa por um processo de discriminação por via de fato, uma vez que não é alcançada pelo poder público em suas aspirações mais básicas, ficando excluída inclusive da possibilidade de consumir produtos e brinquedos que sugerem transmitir homenagem aos pequeninos.

Por outro lado, a classe social considerada elevada e privilegiada por bens e serviços de qualidade, vive muitas vezes em uma total situação de dormência e neutralidade da consciência. Por ter poder aquisitivo elevado, não consegue perceber que esta data (bem como outras datas comemorativas) lhe impõe o ritual do consumo desenfreado, o qual serve apenas para aumentar o circulo vicioso do lucro dos detentores de uma riqueza, que jamais será socializada justamente em sua plenitude.

A necessidade de bem estar e felicidade, firmadas nos moldes afetivos como o carinho, o abraço apertado, o aparente humilde passeio no parque de mãos dadas, ou a visita familiar e constante á igreja, passam a ser substituídos pelo corre-corre aos shoppings, às praças de alimentação, às compras produzidas e reproduzidas pelo del prazer.

Há também pais, que por não fazerem parte de uma classe social com o "status" que lhe garantam um elevado padrão de vida, vivem em um ritmo de dedicação praticamente exclusivo ao trabalho, em duplas ou triplas jornadas na tentativa de conquistar determinado estilo de vida. Portanto, muitas vezes lançam sobre essa data, suas expectativas de compensação da ausência provocada, oferecendo aos filhos os presentes mais caros, como computadores e vídeo game, os quais embora conquistem a garotada de um modo geral, sem o acompanhamento de um adulto podem reproduzir violência e escravizar suas mentes.

De qualquer forma esses pais na verdade, não fazem mais do que ignorar que as necessidades mais importantes de uma criança envolvem sentimentos afetivos, como um pequeno gesto de carinho, uma palavra amiga, um sorriso sereno, um cumprimento de manhã, um abraço ao anoitecer, um passeio e a presença, enfim, a demonstração do amor através de gestos ou brincadeiras que jamais serão encontrados expostos em vitrines, pois não se pode comprar em lugar nenhum deste mundo.

Lucinéia Costa

Dica de saúde: o tomate e a acelga








O que dizer do tomate, esse maravilhoso "fruto da horta"é rico em iodo, arsênico, zinco e vitaminas A, B e C. É indicado especialmente aos que padecem de transtornos glandulares e nervosos (pois fortalece o sistema nervoso) sendo ainda tônico, digestivo e ótimo para abrir o apetite.
A acelga é mais conhecida no sul do Brasil, é muito refrescante, diurética, de facílima digestão e muito indicada por esses motivos aos que sofrem de reumatismo, gota e eczemas.



Informativo 195 de 02 de Outubro de 2010