O Jovem e a música - Parte 2


“Poucos meios há eficientes para fixar Suas palavras na memória do que repeti-las em cânticos. E tal cântico tem maravilhoso poder. (...) É um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com as verdades espirituais. Quantas vezes à alma oprimida duramente e pronta a desesperar, vêm à memória algumas das palavras de Deus - as de um estribilho, há muito esquecido, de um hino da infância - e as tentações perdem o seu poder, a vida assume nova significação e novo propósito, e o ânimo e a alegria se comunicam a outras almas!” (Ellen White, Educação, página 166, 167)

Neste texto do Espírito de Profecia é visto explanado que uma das considerações a serem avaliadas em uma música (mesmo cristã) é a mensagem dela, um meio ótimo para impressionar corações, essa é a forma da propagação do 'evangelho cantado.' Muitas vezes, onde um Pastor não chega a música chega, e é por meio dela que Deus deseja também realizar a sua obra. A música é mais um método para estar em constante comunhão com o Pai. Eis a importância da mensagem!

A Música faz parte do culto de Deus, nas cortes celestiais, e devemos esforçar-nos, em nossos cânticos de louvor, por nos aproximar tanto quanto possível da harmonia dos coros celestiais”. (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 637) “Vi que todos devem cantar com o espírito e com entendimento também. Deus não Se agrada de algaravia e dissonância. O correto é sempre mais grato do que o errado. E quanto mais perto o povo de Deus puder aproximar-se do canto correto, harmonioso, tanto mais é Ele glorificado, a Igreja beneficiada, e os incrédulos favoravelmente impressionados”. (Ellen G. White, Testimonies, volume 1, página 146)
A música cristã que ouvimos deve ser em prol da comunhão com Cristo, logo deve ela ser no estilo das músicas celestiais, quanto mais possível perto delas, o louvor deve ser agradável e belo, não deve o rítimo ser grosso e profano, a música deve estar em plena harmonia e perfeição com o louvor que Deus deseja de seus servos. Na parte 3 deste artigo mostrarei isso usando textos dos Testemunhos (Espírito de Profecia) sobre o som melodioso da música, mas nessa parte 2 prossigamos analisando alguns comentários da serva do Senhor.

“A história dos cânticos da Bíblia está repleta de sugestões quanto aos usos e benefícios da música e do canto. A música, muitas vezes, é pervertida para servir a fins maus, e assim se torna um dos poderes mais sedutores para a tentação. Corretamente empregada, porém, é um dom precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos a coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a alma. (...) Tem poder para subjugar as naturezas rudes e incultas; poder para suscitar pensamentos e despertar simpatia, para promover a harmonia de ação e banir a tristeza e os maus pensamentos, os quais destroem o ânimo e debilitam o esforço.” (Ellen White, Educação, página 166, 1670)
Certamente que essa é uma declaração louvável! eis algumas palavras claras e explicativas da irmã White sobre o uso correto da música.

Esses textos são esclarecedores e preparam muito bem o caminho para a próxima parte, "O Jovem e a música - Parte 3" que vai tratar de como a música deve ser, qual é o segredo para se aproximar das melodias santas dos mundos não caídos, usarei a luz do Dom Profético da Sra. White para especificar o louvor correto, e o que não deve fazer parte do mesmo. Até breve e uma feliz semana.

Por - Joelder

Nenhum comentário: