O Jovem e a música - Parte 3


Advertência ao povo de Deus: "Essas coisas que aconteceram no passado hão de ocorrer no futuro. Satanás fará da música um laço pela maneira por que é dirigida. Deus convida Seu povo, que tem a luz diante de si na Palavra e nos testemunhos, a ler e considerar, e dar ouvidos". – Mensagens Escolhidas. Págs. 35 – 38.

Que coisas? bom, vejamos uma visão de Ellen White sobre o futuro de nossas reuniões campais:
"As coisas que descrevestes como tendo lugar em Indiana, o Senhor revelou-me que haviam de ter lugar imediatamente antes da terminação da graça. Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se poderá confiar neles quanto a decisões retas. E isto será chamado operação do Espírito Santo. O Espírito Santo nunca se revela por tais métodos, em tal balbúrdia de ruídos. Isto é uma invenção de Satanás para encobrir seus engenhosos métodos para anular o efeito da pura, sincera, elevadora, enobrecedora e santificante verdade para este tempo. É melhor nunca ter culto ao Senhor misturado com música do que usar instrumentos musicais para fazer a obra que, foi-me apresentada em janeiro último, seria introduzida em nossas reuniões campais. A verdade para este tempo não necessita nada dessa espécie em sua obra de converter almas. Uma balbúrdia de barulho choca os sentidos e perverte aquilo que, se devidamente dirigido, seria uma bênção. As forças das instrumentalidades satânicas misturam-se com o alarido e barulho, para se ter um carnaval, e isto será chamado de operação do Espírito Santo. Nenhuma animação deve ser dada a tal espécie de culto." Ellen G. White, Carta 132, 1900 a S. N. Haskell (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 36 e 37)
Entramos agora em uma etapa de estudo sobre a música, o "Jovem e a música Parte 3," e saiba que de música profana não há apenas as mundanas, mas também as próprias músicas dentro de nossa igreja. Tais músicas são apresentadas muitas vezes como músicas modernas, e devido aos métodos usados para o louvor, estamos nos tornando liberais e pós-modernistas, e isto é obra de Satanás! Ellen White já havia previsto que no nosso tempo (pouco tempo antes do término da graça) seria introduzidas músicas barulhentas que desonram a Deus, e o pior: seria chamado de Operação do Espírito Santo, isto é; um FALSO REAVIVAMENTO. "Foi-me dada instrução relativamente à última experiência dos irmãos de Indiana e o ensino que deram as igrejas. Mediante esse movimento e ensino o inimigo tem estado operando para desencaminhar almas." – Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 31 e 32.

Ellen White nos diz que "antes da terminação da graça" a história se repetiria do que aconteceu em Indiana:

  • - Haverá muitas coisas estranhas...
  • - Haverá gritos com tambores, música e dança...
  • - Os sentidos dos seres racionais ficarão confundidos...
  • - Não será possível confiar nas pessoas quanto a decisões retas...
  • - Chamarão isso e operação do Espírito Santo...

Satanás está trabalhando para enganar todo o nosso sistema de adoração; “Vi a rapidez com que este engano se propagava. Foi-me mostrado um comboio, avançando com a velocidade do relâmpago. O anjo ordenou-me olhar cuidadosamente. Fixei os olhos nesse trem. Parecia que o mundo inteiro ia embarcado nele. Mostrou-me então o chefe do trem, uma pessoa formosa e imponente, para quem todos os passageiros olhavam e a quem reverenciavam. Fiquei perplexa e perguntei a meu anjo assistente quem era. Disse ele: 'É Satanás. Ele é o chefe na forma de um anjo de luz. Ele leva cativo o mundo. Eles se entregaram à operação do erro a fim de crerem na mentira e serem condenados. O seu mais elevado agente abaixo dele, pela sua categoria, é o maquinista, e outros de seus agentes estão empregados em diferentes cargos conforme deles necessita, e todos vão indo para a perdição, com a velocidade do relâmpago'." Primeiros Escritos, 263.

O VERDADEIRO LOUVOR

"Pode se fazer grande aperfeiçoamento no canto. Pensam alguns que, quanto mais alto cantarem, tanto mais música fazem; barulho, porém não é música. O bom canto é como a música dos pássaros – dominado e melodioso."
"Tenho ouvido em algumas de nossas igrejas solos que eram de todo inadequado ao culto da casa do Senhor." As notaslongamente puxadas e os sons peculiares, comuns no canto de óperas, não agradam aos anjos. Eles se deleitam em ouvir os simples cânticos de louvor entoados em tom natural. Os cânticos em que cada palavra é pronunciada claramente, em tom harmonioso, eles se unem a nós no cântico. Eles combinam o coro, entoado de coração, com o espírito e o entendimento." – Evangelismo, págs. 506 – 510.
"Deus é glorificado por hinos de louvor partidos de um coração puro e cheio de amor e devoção para com Ele." – Mensagens Aos Jovens, pág. 294.

O Louvor deve ser puro e santo, mas vocês podem estar se perguntando: como você pode dizer que a visão de Ellen White já está se cumprindo, e que músicas muito bem disfarçadas de cristãs que na verdade são abomináveis ao Senhor estão se introduzindo dentro de nossos cultos?" Bom, eu poço provar, vou passar um vídeo de um amigo meu virtual, chamado "Juliano Fabrizio" que cuida de quatro portais, três sobre reforma de saúde e um sobre escatologia, notavelmente inteligente, que fez esse vídeo mostrando a nossa situação:



por Joelder

4 comentários:

Joelder disse...

"Foi-me dada instrução relativamente à última experiência dos irmãos de Indiana e o ensino que deram as igrejas. Mediante esse movimento e ensino o inimigo tem estado operando para desencaminhar almas." – Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 31 e 32.
"A maneira por que têm sido dirigidas as reuniões em Indiana, com barulho e confusão, não as recomendam a espíritos refletidos e inteligentes. Nada existe nestas demonstrações que convença o mundo de que possuímos a verdade. Mero ruído e gritos não são sinal de santificação, ou da descida do Espírito Santo. Vossas desenfreadas demonstrações só criam desagrado no espírito dos incrédulos. Quanto menos houver de tais demonstrações, tanto melhor para os atores e povo em geral".
"O Espírito Santo nunca se revela por tais métodos, em tal balbúrdia de ruído. Isso é uma invenção de Satanás para encobrir seus engenhosos métodos para anular o efeito da pura, sincera, elevadora, enobrecedora e santificante verdade para este tempo. È melhor nunca ter o culto do Senhor misturado com música do que usar instrumentos músicos para fazer a obra que, foi-me apresentado em janeiro último, seria introduzida em nossas reuniões campais. A verdade para este tempo não necessita nada dessa espécie em sua obra de converter almas. Uma balbúrdia de barulho choca os sentidos e perverte aquilo que, se devidamente dirigido, seria uma benção. As forças dos agentes satânicos misturam-se com o alarido e barulho, para ter um carnaval, e isto é chamado de operação do Espírito Santo...".

Joelder disse...

"Essas coisas que aconteceram no passado hão de ocorrer no futuro. Satanás fará da música um laço pela maneira por que é dirigida. Deus convida Seu povo, que tem a luz diante de si na Palavra e nos testemunhos, a ler e considerar, e dar ouvidos". – Mensagens Escolhidas. Págs. 35 – 38.
Para Ellen White, a música é um veículo adequado para a adoração e o louvor. "A música faz parte do culto de Deus, nas cortes celestiais, e devemos esforçar-nos, em nossos cânticos de louvor, por nos aproximar tanto quanto possível da harmonia dos coros celestiais. O devido cultivo da voz é um aspecto importante da educação, e não deve ser negligenciado. O cântico, como parte do culto religioso, é um ato de adoração, tanto como a prece. O coração deve sentir o espírito do cântico, a fim de dar a este a expressão correta." – Patriarcas e Profetas, pág. 594.
"Portanto, ao reunir-vos sábado após sábado, cantai louvores Àquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. (...) Seja o amor de Cristo a preocupação dos que pregam a Palavra! Seja ele expresso em linguagem simples em cada hino de louvor!". – Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 33.
A música e o canto nas reuniões celestiais constituem-se ofertas de adoração, não atos de gratificação própria. A música da igreja é degradada quando apresentada como um mero espetáculo musical. "Fui dirigida a alguns de vossos ensaios, e fui levada a ler os sentimentos que existiam no grupo, sendo vós a pessoa preeminente. Havia mesquinhos ciúmes e invejas, ruins suspeitas e maledicências. O culto de coração é o que Deus requer; as formas e o culto de lagrimas são como o metal que soa e o címbalo que tine. Vosso canto visa a exibição, não louvar a Deus com o espírito e o entendimento. O estado do coração revela a qualidade da religião do que professa piedade". – Evangelismo, pág. 507.

Joelder disse...

"O irmão S, possui um bom conhecimento de musica, porem sua educação musical tende mais satisfazer as necessidades de um espetáculo do que o culto a Deus. O canto em um serviço religioso é parte da adoração, (...) Qualquer coisa estranha e extravagante no canto destrói a seriedade e a santidade do culto".
"Você adota atitudes indignas, dando à sua voz todo o volume que pode. Você afoga os finos acordes e sons das vozes mais musicais que a sua. Esse exercício corporal e a voz rude e forte não é melodia para os que ouvem na Terra e no Céu. Esse canto é defeituoso e não é aceito por Deus como musica perfeita, suave, e de doces acordes. Não existem entre os anjos tais exibições como as que tenho visto em nossas reuniões. Tais notas e gestos toscos não são vistos no coro angelical. Seu canto não choca o ouvido. ... Não é forçado e exagerado, requerendo exercício físico".

"O irmão S. exibe-se. Seu canto não tem poder para subjugar corações e tocar sentimentos. (...) As demonstrações e contorções corporais, a aparência desagradável do esforço exagerado estão tão fora de lugar na casa de Deus, tão cômico que foram tiradas as impressões serias feitas nas mentes".

"O irmão S. é um caso difícil de se tratar. È como uma criança indisciplinada e mal educada. Quando é repreendido, em vez de receber a repreensão como uma benção, deixa que lhe invadam seus sentimentos e se desanima a ponto de não fazer nada. Se não puder fazer tudo como quer, à sua maneira, não colabora com nada. Ele não se tem dedicado ao trabalho com sinceridade para mudar suas manias, mas tem se abandonado aos próprios sentimentos de teimosia que o separam dos anjos celestes e atraem os anjos maus ao seu redor".

Joelder disse...

"Não basta compreender os fundamentos do canto, mas com esse conhecimento deve haver uma conexão tal com o Céu que os anjos possam cantar através de nós". – Manuscrito 5, 1874.