LIDANDO COM A INVEJA





Passagens Bíblicas: Provérbios 24.1,2,19-20; Tiago 3.13-17

Memorizar: Gálatas 5.26 37.3

Introdução

A inveja é considerada como um gigante que aflige de maneira tão terrível que pode levar o homem à prática de ações danosas tanto ao corpo como à alma. A inveja é tida como prova da incapacidade que leva o indivíduo a desejar que ninguém seja melhor do que ele ou que consiga progresso ou melhoria em sua vida.

PROCURANDO SABER MAIS SOBRE A INVEJA

A inveja é um misto de ódio, desgosto, pesar e ciúmes pelo bem e felicidade de outrem. O invejoso sente um violento desejo de possuir o bem alheio. Em alguns casos, chega ser até mais profundo, a pessoa tem desejo que a outra não possua nada, para não ser feliz.

INVEJA – Produto de Disputas Insensatas

O apóstolo Paulo, ao escrever a Timóteo, admoestou acerca daqueles que pervertiam os ensinos de Jesus, inventando novidades que não levavam a uma vida santa, piedosa. No dizer do apóstolo Paulo, tais pessoas são soberbas, cheias de presunção e “deliberam acerca de questões e contendas de palavras” I Timóteo 6.4, que provocam invejas, maldade e questionamentos vazios.

INVEJA – Produto da Mente Carnal

Mente carnal, nessa apreciação do apóstolo significa, falta de espiritualidade. Ele está, nessa ocasião, escrevendo a crentes que deveriam ter a mente de Cristo (I Coríntios 2.16), mas que se perderam em pensamentos carnais, dando lugar a invejas, contendas e dissensões (I Coríntios 3.3). Por isso, existiam invejas, porfias, contendas por assuntos, mesquinhos, o que criava facções dentro da Igreja. Prova cabal de falta de espiritualidade. Maquinavam em suas mentes carnais, pensamentos acerca dos líderes sobre coisas que não existiam (I Coríntios 3.3-9).

INVEJA – Despertada por Boas Ações do Próximo

Desde os tempos remotos, tal fato é notado entre os homens. A inveja que os filhos de Jacó demonstravam por seu irmão José, levou-os a vendê-lo a mercadores que o levaram a uma terra estranha, o Egito. O rei Saul nutria uma inveja desmedida por Davi pelo fato de ele ser querido e aplaudido pelo povo (I Samuel 18.7-9). Os príncipes babilônicos procuraram ocasião contra Daniel por ser ele um súdito exemplar e, por isso, apreciado pelo rei (Daniel 6.1-4). O apóstolo Paulo também foi vítima da inveja dos judeus (Atos 13.45; 17.5). Mas, o caso mais trágico foi, sem dúvida, aquele vivido pelos príncipes dos sacerdotes, que, movidos pela inveja, levaram Jesus à morte no Calvário (marcos 15.10; Mateus 27.18).

CONSEQÜÊNCIAS PRODUZIDAS PELA INVEJA

A Inveja Atrai Influências Más

O invejoso está à beira do fracasso porque consente na atuação de satanás na sua mente. Ele adoece com mais freqüência; fica sujeito a crises nervosas que causam outros males; demonstra constante mau humor, nada lhe satisfaz; manifesta sentimento de inferioridade; desconfia das outras pessoas. A inveja deteriora o caráter.

A Inveja é Um Canal de Doenças

O rei Salomão em um de seus valiosos provérbios, adverte: “O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.” Provérbios 14.30

A Inveja Atrai Mentiras

A inveja toma de assalto todas as atitudes e procedimentos da pessoa que cede um pouco de espaço para ela, constituindo-se uma verdadeira “brecha” aberta para o mal. A inveja leva as pessoas às raias da calúnia, da insensatez e da mentira. Vários cristãos têm sido vítimas das mentiras de um invejoso. Os filhos de Labão proferiram mentiras contra Jacó, por inveja, porque ele prosperava (Gênesis 31.1-7). Coré e Datã proferiram mentiras contra Moisés e Arão, dando lugar à inveja. Por isso foram castigados por Deus, com todos os que acreditaram em suas palavras (Neemias 16). Jesus, certa vez, exortando os fariseus chamado-os de homens maus porque por invejam falaram mentiras a Seu respeito. O Senhor que conhecia os pensamentos deles disse: “do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mateus 12.34.

A Inveja Mata

O espírito de inveja é algo terrível. É por demais desgastante conviver com os invejosos. A inveja mata o amor, a união, a amizade, o carinho, o interesse. A inveja é devastadora (Gênesis 4.3-4). Toda a cerimônia das ofertas está centralizada em uma palavra: primícias. Abel separou a primeira ovelha do seu rebanho ao Senhor. Caim tomou o fruto da terra “no fim dos tempos”, ou seja, aquilo que restava da colheita e levou em oferta ao Senhor. O Senhor não é Deus de “sobras”, de restos de sobejos de após segadores. Ele é Deus das primícias, da primeira escolha, do primeiro fruto, da primeira decisão, com está determinado: “Honra ao Senhor com a tua fazendsa, e com as primícias de toda a rua renda.”Provérbios 3.9, e também: “Então tomarás as primícias de todos os frutos da terra, que trouxeres da tua terra, que te dá o Senhor teu Deus.” Deuteronômio 26.2. Certamente Ele aceitou a oferta de Abel porque foi a primeira cria do rebanho, as primícias. Infelizmente, existem crentes entregando suas ofertas como Caim, isto é, oferecendo aquilo que lhe sobeja, e o pior, quando sobra. A conseqüência que é a benção não chega para suas finanças, então começam a invejar os fiéis.

A BÍBLIA ADVERTE CONTRA A INVEJA
A inveja é própria dos ímpios (Romanos 1.28-29). É pecaminosa.

Contentar-se Com o Que Possui

Deus não distribui igualmente os bens entre os homens. Algumas pessoas recebem mais, outras menos; umas sofrem mais do que outras; algumas são mais pobres, outras mais ricas; uns são mais outros menos inteligentes. O certo é sentir-se feliz com aquilo que possui; valorizar o que Deus tem proporcionado. Viver o presente é ter um coração agradecido.

Eliminando Toda Incoerência

O sentimento de inveja é incoerente com os ensinos de Jesus. Quem ama o próximo não pode invejá-lo. O espírito de inveja traz divisão à Igreja, ao contrário do que Paulo ensinou, no sentido de haver um mesmo espírito e um mesmo corpo (I Coríntios 12.13).

CONCLUSÃO

Admita para Deus que todos são tentados a invejar o próximo. Mas, recorra, também a Ele pedindo Sua divina proteção. Jesus é o escudo e proteção daquele que crê no Seu poder.


autor desconhecido



Um comentário:

Anônimo disse...

INVEJA – Produto de Disputas Insensatas
"...No dizer do apóstolo Paulo, tais pessoas são soberbas, cheias de presunção e “deliberam acerca de questões e contendas de palavras” I Timóteo 6.4, que provocam invejas, maldade e questionamentos vazios."
INVEJA – Produto da Mente Carnal
"Mente carnal, nessa apreciação do apóstolo significa, falta de espiritualidade. Ele está, nessa ocasião, escrevendo a crentes que deveriam ter a mente de Cristo (I Coríntios 2.16), mas que se perderam em pensamentos carnais, dando lugar a invejas, contendas e dissensões (I Coríntios 3.3). Por isso, existiam invejas, porfias, contendas por assuntos, mesquinhos, o que criava facções dentro da Igreja. Prova cabal de falta de espiritualidade. Maquinavam em suas mentes carnais, pensamentos acerca dos líderes sobre coisas que não existiam (I Coríntios 3.3-9)." O jogo de palavras é algo que me impressiona. Me lembro de ter visto este post há tempos atrás em um blog, não me lembro qual, talvez seja este mesmo, mas tenho a vaga lembrança que foi usado para rebater pessoas que 'ousam' se levantar contra os que a si mesmos se chamam líderes, quando claramente se vê que Deus não os pôs nesta condição. Ensina-se, e isto em todas as denominações do protestantismo, que só se deve aceitar um assim está escrito, mas quando você prova pela bíblia que o que ensinam não está realmente escrito, aí você se torna um "contendente de palavras", promotor de invejas e faccioso. Ao se levantar contra ensinamentos perversos que não procedem do cristo e seus discípulos, toda sorte de versos e palavras da bíblia parecem vir sobre você como uma enxurrada de condenação divina, colocando o 'causador de danos' à paz e à união dos crentes numa situação nada confortável e muito menos respeitosa à vista dos demais membros da denominação. Deixando de lado todo o contexto do cap 7 de Mateus, quero ater-me ao verso 2 apenas: "Pois com o julgamento com que julgais sereis julgados, e com a medida com que medis sereis medidos." Note-se que Deus é imparcial em seu julgamento. O que serve a um, serve de igual modo a todos. E o que é usado para replicar a alguns, também pode ser usado para tréplica pelos 'alguns'. Por isso Paulo mesmo manda "julgar tudo e reter o que for bom." Em Efésios cap 5 também existem considerações muito proveitosas para os que desejam andar na luz, como por exemplo a exortação para que não demos ouvidos as palavras vãs que homens maus, gananciosos e gulosos se nos despejam aos ouvidos, como também para que não andemos como ignorantes do caminho ao qual nos propomos caminhar por ele, que é o caminho do evangelho da salvação no cristo Jesus. Sirleide da Rocha.