Qual a Função da Lei?


O QUE A LEI NOS MOSTRA?

-Romanos 7:7: “Q diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu ñ conheci o pecado senão pela lei; pq eu ñ conheceria a concupiscência, se a lei ñ dissesse: Não cobiçarás.”

-Romanos 3:20: "Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado."

I João 3:4 O Pecado é a transgressão da lei


A função da lei não é salvar ninguem, mas mostrar o que é pecado. É Jesus que nos salva de nossos pecados, ou seja, da violação da lei.

OBS: Se não existisse mais lei moral em vigor, não existiria mais pecado e nem pecadores. O sacrificio de Jesus teria sido em vão, porque não haveria ninguem para ele salvar do pecado.

Os legalistas são aquelas pessoas que acreditam que serão salvas SEM PRECISAR DE JESUS, apenas guardando a lei. Querem receber a salvação como por um prêmio, por ter guardado a lei.

Este pensamento é errado e foi condenado por Paulo.

Os evangelicos pecadores usam este argumento para tentar desfazer dos adventistas do 7° dia. No entanto os adventistas não são legalistas, eles não guardam a lei querendo comprar a salvação.

Os adventistas creem no que dizem as sagradas escrituras: Que é Jesus quem nos salva de nossos pecados (da violação da lei). Mas parece que os evangélicos acusadores ainda não foram salvos de seus pecados pois dizem que Jesus os salvou, mas continuam quebrando a lei ;(

Resumo

Pontos errados:

1. Legalismo: Acredita que pode comprar a salvação guardando a lei. Não acredita em Cristo. Esta é a posição defendida pelos seguidores do judaismo e combatida por Paulo.

2. Antinomianismo: Posição defendida pelos evangélicos do século 20 e 21. Afirma que a lei moral fora abolida. Contraditoriamente afirmam que os que seguem a Jesus não fazem coisas erradas. No entanto eles dizem seguir a Cristo, mas quebram seus mandamentos, se fazendo pecadores.


Posição correta e bíblica:

A Função da lei é apenas mostrar o pecado. O crente vai até Cristo e Cristo os salva de seus pecados. Dessa maneira o crente vive uma vida em conformidade com os mandamentos de Deus (Apocalipse 14:12)


Vejamos a seguir Jesus conversando com uma pessoa antinomista, legalista e Impio como ilustração:


1. Conversa de Jesus com Maria Madalena A Antinomista

Antinomista = Pessoa que é contra a lei, julga ser Cristão, mas não obedece a Cristo.

Jesus disse a Maria Madalena: Está perdoada, vai e não peques mais. João 8:11.

1 MES DEPOIS Jesus e Madalena se reencontram:

Madalena: Olá Jesus!

Jesus: Olá minha filha! Como está a vida na graça?

Madalena: Maravilhosa. Desde que o Senhor me perdoou e me garantiu a salvação tenho o dobro de clientes que tinha anteriormente!

Jesus: Montou um mercadinho filha?

Madalena: Não senhor, to falando do meu emprego de antes! Mulher da vida.

Jesus: Mas filha...eu não tinha te perdoado? Não falei pra não voltar a pecar?

Madalena: Mas não estou debaixo da graça? Estou salva não estou?

Jesus: Estar debaixo da graça é estar debaixo do meu perdão. Era pra vc ter parado de quebrar meu 7° mandamento filha! Ter tido uma nova vida! Vc continua quebrando a lei, então é condenada por ela.

Madalena: Jesus me perdoe! Eu não tinha compreendido.

Jesus. Eu te perdoo. Mas vai e não peques mais! Fique debaixo da minha graça (indulto)!

1 MES DEPOIS:


Madalena: Olá Jesus, a quanto tempo?!

Jesus: Como vai filha. como vc está com aparencia cansada!

Madalena: É que abri um mercadinho como o Senhor me indicou. Só que tenho trabalhado tanto, nem tenho tempo pra orações e nem de ir na Igreja. Quando chego em casa a noite já estou cansada!

Jesus: Nem no dia em que eu santifiquei para vc me adorar?

Madalena: Ai desculpe Senhor, mas o Sábado é o dia mais movimentado do negócio. Os romanos que não te conhecem vem a minha tenda fazer as compras. Se eu fechar terei prejuízo.

Jesus: Vc me ama?

Madalena: Amo Senhor!

Jesus: Não leu o que meu servo João escreveu? Aquele que diz que me ama e não guarda meus mandamentos é mentiroso! (I João 2:3-4).

Neste exato momento Madalena caiu aos pés de Jesus e prometeu amá-lo e obedecê-lo. E nunca mais quebrou nenhum mandamento de Deus, vivendo una vida de santidade, paz e alegria.

Na segunda vinda Madalena foi ressuscitada e levada aos Céus.


Detalhe: ela já recebeu bençãos nesta vida ao se curar do estresse traumático de não ter um dia de descanso semanal.


2. Conversa de Jesus com Maria Madalena, a Legalista

Legalista= Pessoa que tenta guardar a lei de Deus como um meio de garantir a salvação. Acredita que pode comprar a salvação guardando a lei, mas acaba caindo em pecado. Não acredita em Cristo. Esta é a posição defendida pelos seguidores do judaismo e combatida por Paulo.

Jesus disse a Maria Madalena: Está perdoada, vai e não peques mais. João 8:11

Maria Madalena respondeu: Eu já guardo a lei. Não preciso de vc para nada.

Jesus respondeu: Vc não trabalha de prostituta?

Maria: Não sei do que vc está falando. Passe bem.


3. Conversa de Jesus com Maria Madalena, A Impia

Pecador, Impio: Pessoa que se recusa a aceitar a condição de pecador e a reconhecer que quebra a lei de Deus (I João 1:8). Também não sente necessidade de perdão e nem de Cristo.

Jesus disse a Madalena: Está perdoada, vai e não peques mais. João 8:11

Madalena respondeu asperamente: Perdoada, do que?

Jesus respondeu amorosamente: Perdoada dos seus pecados.

Madalena respondeu: E quem é vc que pode perdoar pecados?

Jesus disse: Sou o Filho de Deus.

Madalena gargalhou: hahahahahhahahaahhahaha, para começar, eu não faço nada de errado. Trabalho de prostituta no dia de sábado pra ajudar minha familia. Senão eles passariam fome. Então tenho certeza que Deus não se importa com isso. Pecador é só quem mata e rouba e eu nunca matei e nem roubei ninguem. Eu estou trabalhando dignamente pra ajudar minha familia. E o dia que eu tenho mais clientes é sexta a noite e sábado de dia. Algum problema?

Jesus disse: Vc está quebrando meu quarto e setimo mandamentos filha.....

Madalena: Sai pra lá, senão te interno no hospício. Tchau, seu louco.

Um comentário:

Anônimo disse...

A tentativa de identificar Maria Madalena como sendo a mulher surpreendida em adultério (João 8:1-11) é passível de contestação. Em primeiro lugar, como já mencionado, nem a Bíblia e nem Ellen White jamais chamam esta
mulher de Maria Madalena. Nem mesmo o Seventh-day Adventist Bible
Commentary e nem os demais comentários sobre o Evangelho de João consultados na pesquisa para este artigo fazem tal associação.

recentemente, Morris Venden popularizou essa interpretação nos meios adventistas através do seu livro Como Jesus Tratava as Pessoas (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1989), capítulo 2. Mas a
abordagem de Venden é homilética (conforme liçao 11, 1 trimentre 2009), sem quaisquer tentativas de comprovação para suas idéias.