Se a Biblia Condena a Magia, quem eram os 3 Reis Magos?


Pq Jesus cristo foi visitado pelos tres reis magos? E pq eles ofereceram incenso, mirra e ouro? Oferendas encontradas no judaismo, mas também em diversos cultos pagãos, como no hinduismo e religioes egipicias. Sabe-se q os reis magos eram discipulos do pregador persa Zoroastro. Pq foi aceita a oferenda pelo Deus dos judeus, já que a magia e outras religioes são claramente condenadas na biblia?

Resposta:
Os 3 reis serviam o Deus dos judeus e não eram pagãos. A expressão "Mago" não se refere a ''magia'', mas a questão de serem intelectuais.

O Comentário Biblico adventista diz:

Magos.-

Gr. mágoi, plural do Gr. mágos, palavra empregada para designar às diversas classes cultas. Conquanto a palavra "mago" vem dessa raiz, os mágoi (plural) não eram magos como hoje se entende a palavra. Eram de alta linhagem, educados, ricos e influentes. Eram os filósofos, os conselheiros do reino, instrídos em toda a sabedoria do antigo Próximo Oriente. Os "magos" que vieram procurar ao menino Jesús não eram idólatras, e se caracterizavam por ser pessoas retas e íntegras (DTG 41-43).

Ao estudar as Escrituras hebréias, encontraram ali uma exposição mais clara da verdade. Em especial, as profecias mesiánicas do AT lhes chamaram o atendimento. Entre elas tinham encontrado as palavras Balaam: "Sairá ESTRELA de Jacob" (Núm. 24: 17). Quiçá também conheciam e compreendiam a profecia de Daniel com seu tempo preciso (Dão. 9: 25-26), e chegaram à conclusão de que a vinda do Mesías se acercava (ver pp. 62-63).

A noite do nascimento de Cristo apareceu no céu uma luz misteriosa, que se converteu numa estrela brilhante que persistiu no céu ocidental (DTG 41-42). Impressionados por seu brilho, os sábios, uma vez mais, recorreram aos rolos sagrados. Enquanto tentavam compreender o significado dos sagrados escritos, "em sonhos receberam a indicação de ir em procura do Príncipe recém nascido" (DTG 42). Como Abrahán, não sabiam ao princípio aonde deviam ir, senão que seguiram à medida que a estrela os guiava por seu caminho.

A tradição de que foram três os magos surgiu pelo fato de que os obséquios mencionados são três (Mat. 2: 11); mas carece de base bíblica. Uma lenda interessante mas sem valor, atribui-lhes os nomes de Gaspar, Baltasar e Melchor. A idéia sem fundamento de que eram reis vem de Isa. 60: 3 (cf. Apoc. 21: 24).

2 comentários:

mello correa disse...

Esse é o tipo de blog cujo autor não quer que se saiba o que ele escreveu, pois o gênio escreve azul marinho em cima do preto!!!!

Wanderson Silva disse...

Eram 3 o número deles?
Eu não encontrei na bíblia nem no espírito de profecia nada referente a isso, o que se sabe é que três deles deram presentes segundo seu significado, mas o número deles não é definido, os magos são astrônomos descendentes de Abraão, não dá linhagem de Isaque nem de Ismael